PRF flagra caminhão derramando metanol sobre a via

Durante uma fiscalização da PRF na BR - 070, um caminhão-tanque foi abordado e identificado que o veículo transportava o líquido Metanol, o qual é altamente inflamável.

Caminhão tanque
Caminhão tanque parado pela PRF. Foto: Divulgação PRF

O flagrante foi na noite de sábado (17), na 070, em Mato Grosso.

O caminhão transportava produto perigo

Durante uma fiscalização da PRF na BR – 070, um caminhão-tanque foi abordado e identificado que o veículo transportava o líquido Metanol, o qual é altamente inflamável. O caminhoneiro contou aos policiais que quando pegou o caminhão da empresa não percebeu o vazamento.

Ele vinha da cidade de Araçatuba, São Paulo. A transportadora foi autuada na modalidade culposa – quando não há a intenção de cometer o crime, com base no artigo 56 da Lei de Crimes Ambientais, que diz “Transportar, armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto, ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana, ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos”. As penas podem ser: reclusão de um a quatro anos e multa.

O caminhão foi impedido de seguir viagem e a transportadora foi notificada para providenciar uma equipe especializada para realizar o transbordo da carga do tanque com vazamento.

Os cuidados que devem ser tomados no transporte de produtos perigosos

Não sabemos o que levou ao vazamento do produto perigoso transportado no caso acima, mas não custa lembrar os cuidados que devem ter com o transportador desse tipo de produto. Confira abaixo:

Não transporte outros objetos com a carga

Além de ser proibido transportar outro tipo de produto no mesmo veículo que se transporta cargas perigosas, transportar diferentes tipos de cargas perigosas juntas, não é recomendado.

Use os EPIs obrigatórios

É fundamental que o motorista use os equipamentos de segurança adequados ao tipo de produto transportado. Os equipamentos precisam ser usados durante todo o transporte e principalmente nos momentos de carga e descarga.

Dirija com cuidado

Todo cuidado é pouco no transporte rodoviário de cargas, em se tratando de cargas perigosas a atenção deve ser redobrada. Nunca faça manobras bruscas que possam colocar a carga e sua vida em risco; por isso, é importante aprender sobre direção defensiva.

Com informações da Polícia Rodoviária Federal

Redação – Brasil do Trecho