PRF flagra comboio de caminhão transportando mais de 2 milhões de maços de cigarros contrabandeados

Durante fiscalização ontem (6), a PRF deu ordem de parada a quatro caminhões baú na cidade de Feira de Santana, na Bahia.

Caminhões parados em fiscalização da PRF. Foto: divulgação

A apreensão histórica foi na Bahia e já é considerada a maior ocorrência registrada pela PRF no país, em 2022.

Entenda a ocorrência

Durante fiscalização ontem (6), a PRF deu ordem de parada a quatro caminhões baú na cidade de Feira de Santana, na Bahia.

Ao inspecionar os veículos, os policiais constataram que a carga transportada era de cigarros contrabandeados. Juntos os caminhões transportavam mais de 2 milhões de maços de cigarros contrabandeados.  

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a carga estava avaliada em mais de 7 milhões de reais. Tanto a mercadoria quanto os veículos foram encaminhados à Receita Federal e três dos quatro homens que conduziam os caminhões, foram presos.

Mais apreensão ao longo do ano

A PRF fez um balanço das apreensões de cigarros contrabandeados apreendidos na Bahia só neste ano.

Conforme o órgão, foram 5 milhões de maços contrabandeados nas rodovias federais que cortam o estado baiano. Muito dos recursos adquiridos com o comércio dos cigarros contrabandeados é usado para financiar organizações criminosas ligadas ao tráfico de drogas e armas, afirma a PRF.

Quais são as penalidades para o contrabando de cigarros?

As penas para o crime de contrabando de cigarros variam de 2 a 5 anos de reclusão e o condutor que se utilize de veículo para a prática do crime de receptação, descaminho, contrabando, condenado por um desses crimes em decisão judicial transitada em julgado, sua CNH será cassada ou será proibido de obter a habilitação para dirigir veículo automotor pelo período de 5 anos.

Qual a diferença entre contrabando e descaminho?

O descaminho é o ato de iludir o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo da mercadoria permitida. Já o contrabando é o ato de importar ou exportar mercadoria proibida ou que atente contra a saúde ou moralidade.

Os riscos do uso de cigarros ilegais

Se os cigarros fabricados dentro da legislação já possuem milhares de substâncias tóxicas, imagine aqueles sendo feitos de qualquer jeito!

Os cigarros contrabandeados contém mais substâncias nocivas à saúde do que o normal, mas infelizmente, eles dominam 50% do mercado brasileiro. Além da perda tributária, o contrabando põe em perigo a vida de quem usa o produto

Redação – Brasil do Trecho