Caminhão

Conheça um pouco sobre a GMC, marca de caminhões que chegou no Brasil no século passado

Os veículos dessa marca não obtiveram êxito e a comercialização teve que ser parada

Uma marca que já foi bastante popular entre as brasileiras hoje não existe mais, mas deixou uma história incrível no país. A marca tinha tudo para dominar no século passado, entretanto fracassou. Ela foi a GMC – General Motors Company ou comparation – que representa caminhões e caminhonetes da General Motors, bem conhecida no país pela fabricação de veículos menores como carros.

Quando iniciou sua carreira no Brasil?

A GM iniciou sua carreira no Brasil após a Chevrolet não ter êxito com seus modelos e acabar retirando seus caminhões do país. Foi aí que em 1995 o grupo decidiu vir com a marca GMC em solo brasileiro trazendo seis caminhões importados para a comercialização em território nacional.

Os veículos importados tinham modelos argentinos como os veículos mais leves, os médios norte-americanos e outros leves japoneses, não trazendo um grande ou super pesado para o país.

Como era novidade em 1997, a marca já tinha vendido 2.200 unidades de importados e estava inaugurando até uma nova fábrica na cidade de São José dos Campos, em São Paulo, onde vários veículos foram nacionalizados pelo menos na teoria, já que na prática os componentes importados aumentavam drasticamente.

Assista o vídeo:

Quais caminhões foram os pioneiros?

A empresa começou trazendo o 6-100 e o 6-150 que eram veículos argentinos. Também vieram os norte-americanos 12-170,14-190 e 16-220 e o leve Isuzu japonês 7-110 e o que viria posteriormente, Isuzu 15.190. Veículos que prometiam sucesso de comercialização, mas precisaram ser retirados.

Por que mudou a marca Chevrolet para GMC?

Pertence ao grupo General Motors, quando a empresa decidiu entrar no Brasil deixou a marca Chevrolet(que faz parte do grupo) para trás com o intuito de renovar e não ligar os novos veículos aos antigos chevrolets que já não eram mais aceitos no mercado como antes. 

A empresa decidiu levar sua sigla acrescida do nome do país para conquistar o mercado brasileiro, marketing que não surtiu o efeito desejado e trouxe controvérsias no seu desempenho comercial.

Quais foram as causas da saída da GM do Brasil?

A empresa perdeu grande mercado no Brasil principalmente pela falta de atualização dos caminhões que não seguiam a modernização da época produzindo veículos com cabine avançada.

A empresa também usou motores importados entre os modelos de caminhões, motores esses que não tinham uma assistência técnica como Cummins que já era bastante conhecido. Foram usados o caterpillar e o Isuzu, motores importados que não se adaptaram à mão de obra mecânica existente naquela época no Brasil.

Ainda existem muitos exemplares da marca no país, mas com a mecânica original totalmente trocada por componentes convencionais fabricados no Brasil. Desde o início do novo século que a marca não fabrica mais nenhum caminhão em solo brasileiro e está continuando sua existência em outros países onde seus modelos fazem sucesso.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto