Lançado o caminhão com 800 cavalos, tirando da Scania o posto de caminhão mais potente do mundo

O título de caminhão mais potente do mundo pertencia ao V8 Scania de 770 cavalos, mas agora pertence ao caminhão chinês de 800cv.

Lançado o caminhão com 800 cavalos, tirando da Scania o posto de caminhão mais potente do mundo
Foto: Reprodução / YouTube

O modelo da marca assumiu a primeira colocação de caminhão mais potente

O SHACMAN X 6000 foi lançado pela montadora chinesa Shacman, considerada uma das maiores produtoras chinesas de caminhões pesados.

SHACMAN X6000

O título de caminhão mais potente do mundo pertencia ao V8 Scania de 770 cavalos, mas agora pertence ao caminhão chinês de 800cv.

A montadora chinesa que leva o mesmo nome do caminhão, surpreendeu o mercado mundial de caminhões, ao lançar no final de 2022 o seu mais novo caminhão de 16.6L e 800 cavalos de potência.

O Shacaman X6000 é um 6×4 equipado com motor diesel com torque máximo de 382 kgfm. Além do seu potente motor de 800 cavalos, o caminhão conta com uma transmissão automática de 16 velocidades.

No interior da cabine, o chinês dá um show também. Telas em LCD, espelhos retrovisores ajustados eletricamente e aquecidos, partida do motor por botão, freio de estacionamento eletrônico, etc.

Sobre a montadora chinesa Shacman

Uma das maiores produtoras chinesas de caminhões pesados que há alguns anos vem renovando suas linhas de veículos rodoviários.

A Shacman já tentou comercializar seus caminhões no Brasil, inclusive com modelos apresentados na FENATRAN de 2011. Os modelos apresentados eram equipados com os motores de 385 e 420 cavalos, nas versões 4X2 e 6X4. Os motores Cummins de 11 litros já estavam equipados com o Euro 5.

Sem sucesso em nosso mercado, a chinesa vem crescendo no seu país de origem e no mercado asiático. Esse último lançamento, certamente vai aumentar as chances da Shacman ganhar espaço nos outros continentes.

Os caminhões que alcançaram o pódio de mais potente do mundo

Em 1990, o Renault Magnum foi o primeiro caminhão a romper a barreira dos 500cv de potência. Três anos depois, a Mercedes-Benz lançou o seu primeiro pesado de 530cv e posteriormente outro de 570cv.

A MAN tomou o pódio da Mercedes como o seu caminhão de 603 cavalos e por muitos anos assumiu a liderança mundial como o caminhão mais potente.

O Volvo FH de 610cv tomou o pódio da MAN em 2004, mas em 2005 perdeu para o Scania 620. Após esse período a disputa ficou entre Volvo e Scania, mas a Shacaman alcançou o pódio e pela primeira vez uma montadora chinesa realiza tal feito.

YouTube video
Vídeo: QRA Volantão

Redação – Brasil do Trecho