Veja os caminhões pesados que lideraram o pódio de vendas em 2022

O FH 540 ficou à frente dos demais concorrentes, com 8.935 unidades emplacadas de janeiro a dezembro de 2022.

DAF XF
DAF Percorrendo estrada Brasileira. Foto: reprodução

A venda de caminhões pesados representou 50% do mercado total, no acumulado de 2022.

Ranking dos quatro caminhões pesados mais vendidos

1º lugar – Volvo FH 540

O FH 540 ficou à frente dos demais concorrentes, com 8.935 unidades emplacadas de janeiro a dezembro de 2022.

Com isso, chega a nove o número de vezes que o Volvo FH lidera o ranking entre os caminhões pesados, nos últimos 13 anos.

“O FH se transformou em um objeto de desejo do transportador brasileiro. Com o preço do diesel elevado e um cenário competitivo de fretes, os atributos do caminhão se destacam: baixo consumo de combustível, menor custo de manutenção, grande robustez e disponibilidade, além do alto grau de tecnologia embarcada e conectividade”, declara Alcides Cavalcante, diretor-executivo de caminhões Volvo.

2º lugar – DAF XF

A DAF alcançou uma marca histórica com XF, sendo o segundo caminhão pesado mais vendido em 2022, desbancando o Scania R 450. O caminhão emplacou 6.301 unidades.

O DAF XF foi lançado na metade do ano de 2020 e chegou a vender 2 mil unidades em apenas seis meses. Ele é a segunda geração do XF 105, lançado no mercado brasileiro em 2013, quando a holandesa chegou ao Brasil.

Segundo a montadora, o XF garante redução de até 14% no consumo de diesel em relação ao antecessor.

3º lugar – Volkswagen Delivery 11.180

Com 5.595 emplacamentos em 2022, o VW Delivery 11.180 ocupou o 3º lugar entre os caminhões pesados mais vendidos.

A versão 4X4 se consagra como o principal destaque da marca no segmento para o mercado brasileiro. Único com essa configuração no Brasil, o modelo da Volkswagen busca atender as necessidades dos transportadores brasileiros que transitam no fora de estrada.

4º lugar -Volvo FH 460

5.171 unidades emplacadas em 2022. A sueca ocupa mais uma vez o pódio, dessa vez com o FH 460 que tem o seu foco na eletrônica.

Equipado com piloto automático capaz de fazer frenagens de emergência até que o caminhão pare totalmente. O caminhão traz como opcionais: sensor de chuva, sensor de faixa e detector de atenção. Não é por acaso que ele é chamado por alguns de “o senhor das estradas”.

Qual desses quatro caminhões você compraria? Deixe um comentário abaixo!