Caminhoneiro

Tribunal Superior do Trabalho concede indenização para caminhoneiro obrigado a não trabalhar durante aviso prévio

O profissional ficava em um depósito enquanto os outros exerciam sua funções e tiravam sarro da situação do caminhoneiro

Um caminhoneiro recebeu uma sentença a seu favor da Justiça do Trabalho por ser impedido de realizar sua função durante o período de aviso prévio. O motorista até ia para o seu local de trabalho, mas era obrigado a ficar sentado dentro de um depósito sendo humilhado durante toda a jornada de serviço diária.

O caminhoneiro acabou tomando a decisão de acionar a justiça e pediu indenização por nulidade de trabalho no cumprimento do aviso prévio. A empresa Interbroker Transportes e Logísticas Ltda foi a responsável por deixar o caminhoneiro parado no serviço durante às 6 horas diárias de trabalho no cumprimento do aviso prévio.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) foi o responsável por julgar o pedido de indenização do caminhoneiro e também ouviu a outra parte. Enquanto o motorista alega que foi humilhado e obrigado a não cumprir a sua jornada de trabalho, a empresa contou que o próprio funcionário não queria mais exercer suas atividades falando que não ia trabalhar durante o período de aviso prévio.

A Interbroker afirmou que o colaborador recebeu ordens do seu superior para exercer as atividades, porém ele insistia em não cumprir, o que acabou gerando grande divergência na fala de ambas as partes.

Uma decisão iniciou na 4ª Vara do Trabalho de Bauru, em São Paulo, onde o juiz da comarca condenou a empresa a pagar R$ 1.000,00 para o motorista alegando que a própria transportadora não tinha mais interesse nos serviços do colaborador e o obrigou a cumprir o aviso prévio apenas para conseguir ter mais tempo de ter o dinheiro da rescisão do funcionário.

Em outro recurso, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, São Paulo, também ficou a favor do caminhoneiro, pois se confirmou que a empresa o expôs a uma situação de humilhação diante dos outros funcionários.

Decisão do Tribunal Superior do Trabalho

Não aceitando a decisão, a Interbroker recorreu ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) e inicialmente o ministro Cláudio Brandão aceitou seus argumentos. Ele afirmou que a atitude da empresa não foi suficiente para motivar a anulação do aviso prévio que acabou sendo cumprido onde o profissional teve direito ao período de buscar recolocação no mercado de trabalho conforme as leis trabalhistas.

Sobre a indenização por danos morais ao motorista, o ministro manteve a decisão das outras comarcas. Ele alegou que o funcionário estava presente na empresa e ela desprezou o seu trabalho gerando uma inatividade que o causou vexame. A decisão foi unânime e não cabe mais recurso sendo julgada pela suprema corte do trabalho.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Postagens recentes

Caminhoneiros terão atendimento médico na Via Dutra por 90 dias em Pinda (SP)

Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…

8 horas atrás

Transportadora Videira abre vagas para motorista de caminhão

A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…

8 horas atrás

Transportadora Maroni abre novas vagas para caminhoneiro

A empresa Maroni Transportes está com novas vagas em aberto para motorista carreteiro em Louveira, São Paulo. Os interessados em participar do…

8 horas atrás

Quadrilha é presa após sequestrar caminhoneiro e roubar veículos no MA e PI

Uma quadrilha responsável pelo sequestro de um caminhoneiro e roubo de veículos foi presa em uma operação das polícias do…

8 horas atrás

Ambulância é apreendida pela PRF na BR-101 e paciente recém-operado fica deitado no chão na Bahia

Uma ambulância da Prefeitura de Itororó, no sul da Bahia, foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101 por…

9 horas atrás

Expresso Nathan se manifesta após acidente envolvendo motorista e quebra de asa

A Expresso Nathan divulgou uma nota oficial para se manifestar sobre uma ocorrência recente envolvendo um de seus motoristas. Segundo…

9 horas atrás