Veja qual o valor do salário pago ao caminhoneiro na Irlanda

Caminhão na Irlanda
Caminhão Scania na Irlanda. Foto: Reprodução

Falar o inglês ou polonês é um dos requisitos básicos para atuar na profissão no país europeu.

A Irlanda segue o padrão visto em outros países da Europa: a necessidade de mão de obra estrangeira.

Esse fator tem levado brasileiros a escolherem o país para trabalhar na profissão de caminhoneiro, pois além dos bons salários irlandês, há uma escassez de profissionais no país europeu. Um dos motivos é que os motoristas mais antigos estão se aposentando e os irlandeses mais novos não querem ser caminhoneiros.

YouTube video
Canal: Bolder Cast

Brasileiro conta como conseguiu ser caminhoneiro na Irlanda

Um brasileiro conta que entrou no país com o visto de estudante e a princípio trabalhou em uma fazenda, mas que com o passar do tempo fez amizade com o patrão e o convenceu a lhe dar o visto de trabalho.

Hoje, ele trabalha dirigindo caminhão e diz que um dos requisitos básico é falar pelo menos o inglês, pois até na hora de tirar a CNH, a falta do idioma deixa o processo mais complicado.

Salário de caminhoneiro na Irlanda

O brasileiro conta que o caminhoneiro recebe por horas trabalhadas. Segundo ele, geralmente, quem está começando na profissão recebe 14 euros por hora.

Não há um piso mínimo a ser pago ao caminhoneiro, e os motoristas com experiência costumam ganhar entre 18 a 22 euros por hora. Supondo que o caminhoneiro trabalhe 40 horas semanais, recebendo 18 euros por hora, ao final do mês o profissional terá 2.800 euros. Na cotação do euro de hoje (02/02), se transformassem em real teríamos R$ 14.000,00.

Logo, a média de salário paga aos caminhoneiros na Irlanda é de 2.800 euros, o equivalente a 14 mil reais mensais. Mas tem que se analisar o custo de vida, a fim de chegar a conclusão se 2.800 euros por mês é um valor para o caminhoneiro ter uma boa qualidade de vida no país europeu.