Disputa: Volkswagen Titan tractor 18.310 x Volvo VM 310

TITAN TRACTOR 18.310 X VOLVO VM 310
Foto: Reprodução / Internet

Os melhores do mercado em uma disputa acirrada, quem vence?

Hoje vamos falar sobre dois modelos poderosos das estradas que fizeram sucesso e são encontrados até hoje rodando pela agilidade, força e potência que eles trazem.

Com a sua ajuda vamos ver qual é o melhor caminhão em uma disputa acirrada: Volkswagen Titan tractor 18.310 x Volvo VM 310.

A Volvo hoje domina o mercado de vendas emplacando a linha FH com o 540 como o caminhão mais vendido do Brasil, mas esse sucesso foi construído em degraus e a linha VM fez parte disso.

O VM 310 é um dos cavalos mais completos do mercado e ajudou a colocar a empresa no segmento de cargas com capacidade de tracionar até 43 toneladas de PBTC(Peso Bruto Total Combinado).

Potência e torque

O VM é equipado com motor MWM com 6 cilindros com a capacidade de gerar 310 cavalos de potência a 2.200 rotações por minuto além de um torque de 112 kgfm entre 1200 e 1600 RPM.

O Titan tractor 18.310 da Volkswagen traz em sua história a grande participação na série Carga Pesada sendo um dos caminhões da dupla Pedro e Bino.

Sendo um dos maiores sucessos da Volkswagen, o caminhão que vinha com cubo em Série C turbo e um pós resfriador acabou gerando 303 cavalos de potência a 2200 RPM.

O VM da Volvo é um pouco mais potente, mas a Volkswagen traz nas suas configurações um motor mais confiável com menos passagens pela mecânica em manutenções não programadas trazendo uma vantagem.

Como ponto fraco o Volkswagen traz um menor conforto na cabine, diferente do VM que é praticamente uma referência nesse quesito.

Preço

Em relação ao preço conforme tabela FIPE do mês de fevereiro de 2023, o VM está custando um pouco mais de R$ 103.000,00 enquanto o Volkswagen está na casa dos R$ 83.000,00.

Com os dados apresentados e a sua experiência nas estradas, qual caminhão escolheria para fazer parte da sua frota ou estacionar na sua garagem?

YouTube video
Vídeo: Apaixonados Por Estrada

Redação – Brasil do Trecho