Um caminhoneiro trafegava à noite pela BR-050, quando percebeu que a rodovia era monitorada por um radar que monitora a velocidade média do veículo. O profissional resolveu alertar os colegas sobre essa nova forma de autuação por meio de radares.
O radar que monitora a velocidade média do veículo é conhecido como “radar de trajeto” ou “radar de velocidade média”. Diferentemente dos radares tradicionais que medem a velocidade instantânea de um caminhão em um ponto específico da estrada, o radar de trajeto calcula a velocidade média do veículo entre dois pontos distintos da rodovia.
Seu funcionamento é um pouco mais complexo, mas o objetivo principal é monitorar a velocidade média de um determinado trecho da estrada para identificar possíveis infrações de excesso de velocidade. Vejamos como isso ocorre:
Esse tipo de radar é particularmente útil em áreas onde o motorista pode acelerar significativamente em trechos retos e depois desacelerar em área urbanas ou em trechos, mais perigosos da rodovia. Ele desencoraja o comportamento de acelerar entre os radares para evitar ser pego pelos dispositivos de velocidade instantânea.
É importante notar que as especificidades de como cada sistema de radar de velocidade média é projetado e implementado podem variar, mas o princípio básico é o mesmo: calcular a velocidade média do veículo entre dois pontos ao longo do trajeto.
Redação – Brasil do Trecho
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