Hoje, exploraremos cinco modelos de caminhões que se destacam por sua singularidade e também pela nostalgia que evocam dos tempos passados.
Quando se discute a questão dos melhores caminhões, é natural que os modelos mais recentes da nova geração ocupem os primeiros lugares nas classificações. Contudo, vale a pena questionar se essa tendência se manterá inabalável ou se sempre há exceções que merecem nossa atenção.
Neste artigo, propomos apresentar a você cinco caminhões considerados antigos, mas que superam muitos dos modelos mais recentes devido ao legado que carregam e às conquistas que alcançaram desde o seu lançamento.
É comum que a simples menção a veículos antigos traga à mente preocupações relacionadas a reparos, manutenção, substituição de peças e custos elevados. Entretanto, hoje queremos demonstrar que esses cinco modelos são verdadeiramente únicos e têm a capacidade de evocar a nostálgica atmosfera dos tempos passados.
Lançado em 1965, o Chevrolet D60 se destaca como o precursor dos caminhões leves e é o mais antigo desta seleção. Este veículo é equipado com um motor de 6 cilindros capaz de gerar até 140 cavalos de potência a 3000 RPM, representando o pioneirismo da marca Chevrolet ao apresentar seu primeiro motor a diesel.
Apesar de sua antiguidade, ainda é possível encontrar modelos deste caminhão em operação para serviços leves e trajetos de curta distância, como as entregas de gás em cidades do interior.
Segundo dados da tabela FIPE, é viável adquirir caminhões deste modelo por cerca de R$ 17.000,00. Mesmo após tantos anos desde o seu lançamento, o Chevrolet D60 continua a deixar sua marca no cenário automobilístico.
Lançado em 1994, o FH12 desempenhou um papel pioneiro ao introduzir a cabine avançada no Brasil. Sua chegada contribuiu significativamente para a expansão da presença de veículos desse tipo no mercado, que até então era dominado pelos modelos “bicudos”.
ste caminhão marcou o início da linha FH, que hoje, desde o ano de 2018, lidera as vendas no Brasil, mantendo-se como a opção preferida e não sendo superada por nenhuma outra marca.
Equipado com um motor de 12 litros capaz de gerar até 380 cavalos de potência a vapor, o Volvo FH12 também foi pioneiro na adoção do primeiro sistema de gerenciamento eletrônico de motores no Brasil. Essa inovação reforçou sua posição como um veículo à frente de seu tempo.
Lançado em 1969, o Mercedes 1113 conquistou um apelido que perdura até os dias de hoje: “muriçoca”. Esse apelido se tornou parte intrínseca da história do 1113.
Equipado com um motor de 6 cilindros, esse veículo tinha a capacidade de gerar 147 cavalos de potência a vapor e um torque de 41 mkgf.
No momento de sua introdução no mercado, o Mercedes 1113 foi amplamente comercializado e ganhou a alcunha de “Fusca das estradas”. Ele alcançou vendas superiores a 240 mil unidades, juntamente com seu antecessor. Esses números impressionantes marcaram uma era.
O veículo apresentava uma cabine suspensa por molas e dois amortecedores de dupla ação, proporcionando tanto conforto quanto uma característica distintiva para a época.
Devido ao seu notável sucesso, a Mercedes decidiu prestar uma homenagem especial ao veículo, criando uma edição exclusiva da série Actros. Essa edição, com apenas 21 unidades produzidas, se transformou em uma verdadeira relíquia.
Mercedes 1620
Lançado em 1996 e descontinuado somente em 2011, o modelo Mercedes 1620 se destaca como o semi-pesado mais vendido do Brasil durante diversos anos, contabilizando mais de 60 mil unidades emplacadas.
Equipado com um motor de 6 cilindros, o veículo possuía a capacidade de gerar até 211 cavalos de potência a vapor, além de impressionantes 71 mkgm de torque. Além disso, uma versão eletrônica estava disponível, gerando 231 cavalos de potência.
No momento de seu lançamento, a cabine passou por uma revolução estética, apresentando linhas mais retas no capô e paralamas que se inclinavam para a frente.
Mesmo após mais de uma década desde o encerramento de sua produção e quase 30 anos desde seu lançamento, o Mercedes 1620 mantém sua posição como um dos modelos mais comercializados no país. Sua popularidade duradoura é um testemunho de seu design e desempenho excepcionais.
Scania 113
Lançado em 1991, estamos nos referindo ao Scania 113, o lendário veículo da marca sueca que perdura como o caminhão mais notável na história da fabricante até os dias atuais.
Esse modelo oferecia três opções de potência: 310, 320 e 360 cavalos, disponíveis nas configurações de tração 6×2 e 6×4. Além dessas, a versão mais vendida e aclamada era a 4×2, com 360 cavalos. Cerca de 20.000 unidades dessa versão foram comercializadas.
Se você não vivenciou a era dourada do Scania 113 entre 1991 e 1998, é muito provável que já tenha avistado um exemplar deste veículo nas estradas do Brasil nos tempos atuais. Esse fato ressalta que, mesmo após tanto tempo, o sucesso deste modelo continua relevante e merecido. Sua trajetória bem-sucedida é um testemunho do seu impacto duradouro.
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