Caminhão

Descubra os cinco caminhões antigos que superam os modelos novos

Hoje, exploraremos cinco modelos de caminhões que se destacam por sua singularidade e também pela nostalgia que evocam dos tempos passados.

Quando se discute a questão dos melhores caminhões, é natural que os modelos mais recentes da nova geração ocupem os primeiros lugares nas classificações. Contudo, vale a pena questionar se essa tendência se manterá inabalável ou se sempre há exceções que merecem nossa atenção.

Neste artigo, propomos apresentar a você cinco caminhões considerados antigos, mas que superam muitos dos modelos mais recentes devido ao legado que carregam e às conquistas que alcançaram desde o seu lançamento.

É comum que a simples menção a veículos antigos traga à mente preocupações relacionadas a reparos, manutenção, substituição de peças e custos elevados. Entretanto, hoje queremos demonstrar que esses cinco modelos são verdadeiramente únicos e têm a capacidade de evocar a nostálgica atmosfera dos tempos passados.

Chevrolet D60

Lançado em 1965, o Chevrolet D60 se destaca como o precursor dos caminhões leves e é o mais antigo desta seleção. Este veículo é equipado com um motor de 6 cilindros capaz de gerar até 140 cavalos de potência a 3000 RPM, representando o pioneirismo da marca Chevrolet ao apresentar seu primeiro motor a diesel.

Apesar de sua antiguidade, ainda é possível encontrar modelos deste caminhão em operação para serviços leves e trajetos de curta distância, como as entregas de gás em cidades do interior.

Segundo dados da tabela FIPE, é viável adquirir caminhões deste modelo por cerca de R$ 17.000,00. Mesmo após tantos anos desde o seu lançamento, o Chevrolet D60 continua a deixar sua marca no cenário automobilístico.

Foto: Reprodução / Brunelli

Volvo FH12

Lançado em 1994, o FH12 desempenhou um papel pioneiro ao introduzir a cabine avançada no Brasil. Sua chegada contribuiu significativamente para a expansão da presença de veículos desse tipo no mercado, que até então era dominado pelos modelos “bicudos”.

ste caminhão marcou o início da linha FH, que hoje, desde o ano de 2018, lidera as vendas no Brasil, mantendo-se como a opção preferida e não sendo superada por nenhuma outra marca.

Equipado com um motor de 12 litros capaz de gerar até 380 cavalos de potência a vapor, o Volvo FH12 também foi pioneiro na adoção do primeiro sistema de gerenciamento eletrônico de motores no Brasil. Essa inovação reforçou sua posição como um veículo à frente de seu tempo.

Foto: Reprodução / Internet

Mercedes 1113

Lançado em 1969, o Mercedes 1113 conquistou um apelido que perdura até os dias de hoje: “muriçoca”. Esse apelido se tornou parte intrínseca da história do 1113.

Equipado com um motor de 6 cilindros, esse veículo tinha a capacidade de gerar 147 cavalos de potência a vapor e um torque de 41 mkgf.

No momento de sua introdução no mercado, o Mercedes 1113 foi amplamente comercializado e ganhou a alcunha de “Fusca das estradas”. Ele alcançou vendas superiores a 240 mil unidades, juntamente com seu antecessor. Esses números impressionantes marcaram uma era.

O veículo apresentava uma cabine suspensa por molas e dois amortecedores de dupla ação, proporcionando tanto conforto quanto uma característica distintiva para a época.

Devido ao seu notável sucesso, a Mercedes decidiu prestar uma homenagem especial ao veículo, criando uma edição exclusiva da série Actros. Essa edição, com apenas 21 unidades produzidas, se transformou em uma verdadeira relíquia.

Foto: Reprodução / Internet

Mercedes 1620

Lançado em 1996 e descontinuado somente em 2011, o modelo Mercedes 1620 se destaca como o semi-pesado mais vendido do Brasil durante diversos anos, contabilizando mais de 60 mil unidades emplacadas.

Equipado com um motor de 6 cilindros, o veículo possuía a capacidade de gerar até 211 cavalos de potência a vapor, além de impressionantes 71 mkgm de torque. Além disso, uma versão eletrônica estava disponível, gerando 231 cavalos de potência.

No momento de seu lançamento, a cabine passou por uma revolução estética, apresentando linhas mais retas no capô e paralamas que se inclinavam para a frente.

Mesmo após mais de uma década desde o encerramento de sua produção e quase 30 anos desde seu lançamento, o Mercedes 1620 mantém sua posição como um dos modelos mais comercializados no país. Sua popularidade duradoura é um testemunho de seu design e desempenho excepcionais.

Foto: Reprodução / Universo Truck

Scania 113

Lançado em 1991, estamos nos referindo ao Scania 113, o lendário veículo da marca sueca que perdura como o caminhão mais notável na história da fabricante até os dias atuais.

Esse modelo oferecia três opções de potência: 310, 320 e 360 cavalos, disponíveis nas configurações de tração 6×2 e 6×4. Além dessas, a versão mais vendida e aclamada era a 4×2, com 360 cavalos. Cerca de 20.000 unidades dessa versão foram comercializadas.

Se você não vivenciou a era dourada do Scania 113 entre 1991 e 1998, é muito provável que já tenha avistado um exemplar deste veículo nas estradas do Brasil nos tempos atuais. Esse fato ressalta que, mesmo após tanto tempo, o sucesso deste modelo continua relevante e merecido. Sua trajetória bem-sucedida é um testemunho do seu impacto duradouro.

Foto: Reprodução / Internet
Vídeo: Apaixonados Por Estrada

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto