O caminhão Mercedes-Benz AGL, também conhecido popularmente como ‘muriçoca’ ou ‘cara preta’, foi lançado nos anos 60 e se tornou um veículo icônico no cenário de carga brasileiro.
O apelido ‘cara preta’: se refere à cor preta da grade frontal do caminhão, que era uma característica distintiva. Já o apelido ‘muriçoca’ foi atribuído a ele por ser um caminhão toco ou truck, sem a quinta roda.
Ele se destacou pela sua robustez, confiabilidade e facilidade de manutenção, o que o tornava uma escolha popular entre caminhoneiros e empresas de transporte na época. A linha AGL foi muito utilizada para transportar cargas em estradas brasileiras, enfrentando desafios tanto em pavimentação quanto em terrenos irregulares.
O caminhão Mercedes-Benz AGL desempenhou um papel importante na história do transporte de cargas no Brasil. Sua presença nas estradas era bastante significativa, e muitos motoristas construíram uma relação afetiva com o veículo devido à sua resistência e despenho confiável.
Sua popularidade se deve, em parte, à sua capacidade de e adaptar às condições adversas e ao ambiente brasileiro. Ele se tornou um símbolo de confiança e eficiência nas estradas do país.
Atualmente, muitos entusiastas de veículos históricos e colecionadores ainda apreciam o caminhão AGL por sua importância na história do transporte no Brasil e pela nostalgia que evoca.
Ele fez tanto sucesso que muitos modelos famosos, como o L-1111; L-1113 e L-1519, se originaram dele, dando a Mercedes excelentes números de vendas no segmento dos médios por muitos anos.
Redação – Brasil do Trecho
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