Apresentamos o motor TS-3, que não possui válvulas nem cabeçote

Apresentamos o motor TS-3, que não possui válvulas nem cabeçote.
Foto: Reprodução / Internet

Este motor é composto por 6 pistões e 3 cilindros, sem cabeçote nem válvulas. Vamos explorar um pouco mais os detalhes?

Hoje, discutiremos um motor pouco convencional, mas que realmente cumpre suas promessas. Este é o Commer TS-3, que possui uma configuração singular.

O motor recebe o nome de sua fabricante, responsável pela montagem de ônibus e caminhões, a Commer, que faz parte da corporação inglesa Rootes Group.

Após se destacar no setor de veículos pesados, a empresa decidiu desenvolver motores a diesel que, no entanto, diferiam dos demais no mercado. Eles tinham pistões opostos, dois por cilindro, e dispensavam cabeçote e válvulas.

O motor opera com um ciclo de dois tempos e é alimentado por um blower, que é essencialmente um soprador que injeta ar diretamente no motor, gerando assim potência.

O TS-3 possui um virabrequim e um conjunto de bielas articuladas. O reduzido número de peças e a capacidade de desempenho do motor chamaram bastante a atenção e o tornaram um sucesso no momento de seu lançamento, em 1954.

Inicialmente, o motor entregava 105 cavalos-vapor a 2.400 RPM, 37,3 kgfm a 1200 RPM e tinha uma capacidade de 3,3 litros.

Os veículos que utilizaram o TS-3 inicialmente eram da própria Commer e da Karrier, outra fabricante de caminhões do grupo britânico Rootes Group.

Versões posteriores

O motor passou por algumas mudanças ao longo dos anos, como em 1963, quando foi aumentado para 3,5 litros, com a potência atingindo 144 cavalos.

Com o sucesso de vendas do TS-3, foi criado o TS-4, com 4 cilindros e 8 pistões. Apesar de pertencer à mesma variante do TS-3, a adição de um cilindro já foi capaz de aumentar a capacidade em litros, permitindo que a potência alcançasse até 200 cavalos-vapor na continuação do motor.