Conheça um pouco da história do D229, o melhor motor a diesel

Conheça um pouco da história do D229, o melhor motor a diesel
Foto: Reprodução / MWM

A MWM, a partir dos anos 70, decidiu investir em um mercado altamente promissor, não apenas para o Brasil, mas para o mundo inteiro.

Uma empresa que chegou discretamente ao Brasil foi a MWM, iniciando suas atividades no país fornecendo motores para tratores nos anos 50, o que continuou por quase duas décadas.

A partir dos anos 70, a MWM optou por investir em um mercado de grande potencial, não somente no Brasil, mas em todo o mundo: o setor de caminhões e caminhonetes.

A fabricante alemã de motores, que até então concentrava suas operações no Brasil exclusivamente em tratores, passou a fornecer seus produtos para caminhões, e foi nesse momento que seu crescimento rumo ao sucesso teve início. Em 1977, a MWM lançou um modelo de motor que conquistou grande popularidade no país e se tornou um sucesso de vendas: o D 229, sucessor do D 226.

O motor fez tanto sucesso que a MWM alemã acabou sendo vendida, porém, a sede no Brasil permaneceu independente da matriz na Alemanha.

O êxito do motor D229 desempenhou um papel fundamental nesse processo, participando ativamente da evolução dos motores a diesel. Ele se destacou por sua simplicidade, custo acessível e alta eficiência.

O motor é amplamente reconhecido por sua durabilidade e desfruta de uma excelente reputação, consolidando o nome da MWM do Brasil. É considerado por especialistas como o melhor motor a diesel já produzido, e ainda hoje é fabricado.