Fiscalização ambiental: três ocorrências de transporte ilegal de madeira registradas pela PRF

Fiscalização ambiental: três ocorrências de transporte ilegal de madeira registradas pela PRF
Foto: Reprodução / PRF

Ação da Polícia Rodoviária Federal resulta na apreensão de cargas irregulares na BR 364

Na quinta-feira, 21 de março, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) identificou três incidentes de transporte ilegal de madeira ao longo da BR-364, no trecho localizado em Rondonópolis, Mato Grosso.

No quilômetro 211, um caminhão carregado com madeira serrada, proveniente de Porto Velho (RO) com destino a Itaperuçu, Paraná, foi interceptado. Durante a inspeção, constatou-se que os 45 metros cúbicos da carga apresentavam diferenças nas essências e excesso de volume.

A ocorrência foi encaminhada ao Ministério Público e ao órgão ambiental para as devidas providências.

Também no quilômetro 211, outro veículo transportando madeira serrada, vindo de Espigão D’Oeste (RO) e com destino a Severínia, São Paulo, foi interceptado.

Após inspeção, verificou-se que os 15 metros cúbicos de madeira nativa serrada estavam em desacordo com o Documento de Origem Florestal, devido a divergências no produto transportado. A ocorrência foi encaminhada às autoridades competentes para as medidas cabíveis.

Terceiro Incidente

Além das abordagens anteriores, um bitrem carregado com 55 metros cúbicos de madeira nativa foi apreendido por falta de documentos fiscais e ambientais. Por último, uma carga, acompanhada por um batedor e originária do Amazonas, foi identificada com divergências entre as espécies transportadas e as declaradas nos documentos.

Ao todo, 51 metros cúbicos de madeira ilegal estavam sendo transportados. Segundo a PRF, as autoridades ambientais foram acionadas para as devidas providências.