Pedágio na BR-277: usuários enfrentam longas filas e criticam valor do pedágio após retomada da cobrança

Pedágio na BR-277: usuários enfrentam longas filas e criticam valor do pedágio após retomada da cobrança
Foto: Reprodução / RIC Notícias 24h

O valor do pedágio, considerado alto por muitos, tornou-se um ponto de contenda entre os usuários

Motoristas que trafegam pela BR-277 nas proximidades de São Luís do Purunã, no Paraná, foram confrontados novamente com congestionamentos nas praças de pedágio durante o primeiro fim de semana após o retorno da cobrança de tarifas nos lotes 1 e 2.

Este retorno foi marcado por filas extensas e uma enxurrada de críticas por parte dos usuários, que manifestaram descontentamento não só com as longas esperas, mas também com os valores consideráveis cobrados.

A rotina dos viajantes foi significativamente afetada, com relatos de interrupções frequentes e inconvenientes. Um usuário identificado como Jamal, cujo percurso habitual inclui a rota de Curitiba a Morretes, expressou sua frustração com a nova dinâmica: “O pedágio voltou e complica bastante, né? Você tem que pegar o QR code para usar a faixa rápida; caso contrário, é preciso aguardar. Não há outra opção”.

Além das queixas relacionadas aos preços elevados, a demora para passar pelas cancelas das praças de pedágio também foi alvo de críticas. Filas extensas formaram-se ao longo da rodovia, com relatos de espera de até 30 minutos para cruzar para o outro lado. A situação se agrava em períodos de feriado, ampliando ainda mais os transtornos enfrentados pelos motoristas.

Desafios e Complicações: Divergências no Pagamento

A diversidade de métodos de pagamento e as inconsistências nos sistemas também contribuíram para o descontentamento geral. Um caminhoneiro, ao passar por uma das praças de pedágio, encontrou dificuldades para efetuar o pagamento devido às limitações no sistema de pagamento por cartão. Esses incidentes destacam as complicações enfrentadas pelos usuários diante da reintrodução das tarifas de pedágio.

Promessas de Investimento e Cobranças ao Governo

Apesar das tarifas aparentemente elevadas, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) justifica que tais valores refletem investimentos significativos que serão aplicados nas estradas. Entretanto, os problemas de infraestrutura persistem, com trechos deteriorados e falta de manutenção em diversos pontos da BR-277.

Ações Legislativas e Demandas Populares

Diante das crescentes insatisfações, parlamentares prometem tomar medidas, convocando as concessionárias responsáveis e exigindo explicações sobre os problemas enfrentados pelos usuários. A população clama por uma fiscalização mais rigorosa e por melhorias efetivas nas condições das estradas, reiterando a importância de garantir serviços de qualidade em troca das tarifas cobradas.

Em busca de Soluções: Cobranças e Expectativas

O retorno da cobrança de pedágio na BR-277 foi marcado por uma série de desafios e contratempos para os usuários da rodovia. Agora, espera-se que as concessionárias e o governo atuem de forma eficaz para resolver os problemas enfrentados pelos motoristas, garantindo estradas seguras e em condições adequadas de uso, em linha com as taxas cobradas.