Os caminhões trafegam com software que permitem também o uso do diesel
Um dos combustíveis mais sustentáveis que podemos contar no mercado atualmente é o biodiesel. Ele é renovável e biodegradável obtido a partir de produtos como gorduras de animais e óleos vegetais.
O programa pé na estrada decidiu visitar uma fábrica em Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, para conhecer os caminhões que compõem uma frota com biodiesel BC, o biodiesel 100%.
O combustível faz parte de um projeto de sustentabilidade em que o biodiesel é 100% de origem vegetal extraído do óleo da soja conseguindo reduzir em até 99% as emissões de carbono.
Mito em relação aos perigos do biodiesel
Há um mito atrás do biodiesel que preocupa os motoristas, esse tipo de combustível sozinho ou misturado com o diesel não pode estragar o sistema de injeção?
A resposta é bem simples, não, esse é um mito por trás do combustível e como alguns cuidados são feitos em relação ao uso do diesel S10, também deverá ser feito em relação ao biodiesel.
Os combustíveis que conhecemos como S500 e S10 possuem a sigla S que significa enxofre e tem uma característica benéfica para o diesel. Ele é um fungicida e um bactericida, diferente do biodiesel que é livre dessas substâncias.
Levando isso em consideração, o biodiesel é mais propício sofrer ataques de bactérias e fungos que acabam formando a famosa “borra”. Ela é ácida e pode comprometer os componentes metálicos acabando com a função de diminuir o desgaste.
Para evitar ter esse malefício do biodiesel é necessário usar o líquido que não foi estocado por muito tempo, não ter tanques sujos, tanques oxidados e materiais que não são compatíveis com o biodiesel.
A empresa
A empresa responsável por utilizar esses veículos em sua frota é a Amaggi e os caminhoneiros que conduzem essas máquinas garantem que não há diferença nenhuma na direção, apenas a consciência de estar conduzindo um veículo mais sustentável.
A empresa entende que o mercado ainda não está preparado e não possuí uma gama de biodiesel por isso há um software no caminhão que identifica quando ele está sendo abastecido com diesel ou biodiesel. Essa mesma tecnologia também permite que o veículo trafegue por até 2.000 quilômetros usando diesel sem nenhum prejuízo.