Leis

Senado analisa projeto que cria alarme emergencial para motoristas profissionais

Tramita no Senado um projeto de lei que propõe a implementação de um sistema de comunicação emergencial em veículos de motoristas profissionais, como caminhoneiros, motoristas de aplicativo, taxistas e mototaxistas. A proposta (PL 3.834/2024), da senadora Rosana Martinelli (PL-MT), busca aumentar a segurança durante as viagens e está em análise na Comissão de Segurança Pública (CSP).

O mecanismo, que poderá ser virtual ou físico, funcionaria como um alarme de emergência para que motoristas possam acionar as forças de segurança caso sejam vítimas de crimes dentro do veículo. A senadora destacou que os profissionais do setor enfrentam riscos constantes, especialmente motoristas de aplicativo, que transportam passageiros sem identificação prévia, facilitando a ação criminosa.

O projeto se inspira em um programa já implementado no Mato Grosso, que tem mostrado bons resultados ao desestimular crimes e permitir uma resposta policial mais rápida e eficiente. O uso do dispositivo será opcional, e os custos de sua implementação poderão ser repassados aos motoristas que optarem por utilizá-lo.

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário