Noticia do Trecho

Nova lei deve ser lembrada por motoristas

2 minutos de leitura
Nova lei deve ser lembrada por motoristas

Ela se faz obrigatória em alguns casos

Uma lei que foi muito divulgada, mas que agora pode ter sido esquecida volta à tona para conscientizar os motoristas do Brasil. A lei N.º 14.071/2020, conhecida popularmente como a lei do farol visou garantir segurança em relação à iluminação nas estradas.

A lei do farol nada mais é do que uma forma de garantir maior visibilidade aos motoristas em rodovias exigindo o uso de faróis baixos durante o dia, principalmente em casos especiais e os obrigando durante a noite.

Para quem dirige em rodovia durante o dia é necessário usar os faróis baixos em todo o período diurno ao trafegar em pistas simples. Se o tráfego for em pista dupla, os faróis ligados são opcionais ficando a critério do bom senso do motorista.

Se o condutor trafegar em uma pista simples ou dupla a noite, saiba que o uso do farol é obrigatório.

Para quem deseja se isentar dessa regra uma tecnologia tem ajudado. No mercado estão disponíveis algumas luzes de condição diurna que automaticamente melhora a visibilidade do motorista a luz do sol fazendo com que o uso de faróis baixos não seja aplicado a quem utiliza esse tipo de luz de dia.

A lei do farol foi criada para conscientizar os motoristas em relação à visibilidade nas estradas, um ponto muito importante para garantir a segurança viária e assim reduzir o número de acidentes.

Sobre o autor

Redatora de transporte aéreo e terrestre desde 2021. Mecânica aeronáutica e administradora de transporte.

Deixe seu comentario