Dicas para motorista

De Brasília à Europa: Ricardo Nobre explica como se tornar um caminhoneiro em Portugal.

Ser caminhoneiro na Europa é o sonho de muitos brasileiros que buscam melhores condições de trabalho, segurança e reconhecimento profissional. Mas será que é tão simples assim? Conversamos com Ricardo Nobre, um brasileiro que enfrentou todos os desafios para conquistar seu lugar nas estradas europeias — mais especificamente, em Portugal e no transporte internacional europeu.

Do Brasil para o Velho Continente: O Início da Jornada

Ricardo, natural de Brasília, começou sua carreira no transporte com caminhão próprio no Brasil. Após anos enfrentando as dificuldades do setor no país — como combustível caro, manutenção elevada, fretes mal pagos e insegurança nas estradas — ele decidiu tentar a vida na Europa.

“Sempre foi um sonho. Eu me preparei por anos. Quando surgiu a chance, agarrei com tudo”, relata Ricardo.

Planejamento e Visto: O Primeiro Passo

Antes de colocar o pé em solo europeu, Ricardo passou por uma rigorosa preparação:

  • Passaporte válido
  • R$ 16.500 a R$ 25.000 (comprovados em extrato bancário para custear os primeiros meses)
  • Visto de residência para procura de trabalho, solicitado através da empresa VFS Global.

“Você não chega na Europa e vira caminhoneiro no outro dia. Precisa de visto, documentação, endereço fixo e um contrato de trabalho”.

Chegada em Portugal e o Desafio da Legalização

Em abril de 2023, Ricardo desembarcou em Lisboa. Com apoio de amigos, logo iniciou o processo de legalização:

  1. Obteve o NIF (equivalente ao CPF) e a Segurança Social
  2. Alugou um quarto e comprou um carro, item essencial em Portugal
  3. Conseguiu emprego numa fábrica para se manter enquanto aguardava os documentos

“Fiquei 1 ano e 10 meses trabalhando em fábrica antes de poder dirigir caminhão aqui”, lembra.

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Reconhecimento da CNH e Curso CAM

Ricardo conseguiu trocar sua CNH brasileira pela carta portuguesa. O processo é demorado e depende da resposta do Detran no Brasil.

Após a troca, ainda foi necessário:

  • Realizar o Curso CAM (Certificado de Aptidão para Motoristas) com 140 horas de duração
  • Realizar prova teórica e prática

“Trabalhava o dia inteiro e estudava à noite. Foram dois meses puxados, mas venci.”

Primeira Oportunidade como Caminhoneiro

Somente após quase dois anos, Ricardo conseguiu entrar na profissão com a documentação completa. Hoje ele trabalha como caminhonista internacional pela empresa Destiny Transporte, com sede em Portugal e base operacional na Espanha.

“Rodo Portugal, Espanha, França e Inglaterra. O salário é bom e o respeito ao motorista aqui é outro”.

Vale a Pena?

Ricardo não romantiza a jornada, mas afirma que valeu o esforço.

“O processo é duro, exige paciência, grana e disciplina. Mas hoje, vivo com dignidade e tenho perspectiva de futuro”.

Dicas de Ricardo para quem quer seguir o mesmo caminho:

  1. Planeje com antecedência: Não decida sair do Brasil de uma hora pra outra.
  2. Tenha reserva financeira: Chegar sem grana é receita para o fracasso.
  3. Pesquise muito: Cada detalhe importa — de visto a aluguel.
  4. Aceite o processo: Trabalhar em outra área no início pode ser necessário.
  5. Não caia em anúncios fáceis: “Vagas para motorista em Portugal” não funcionam sem documentação local.

Para acompanhar a rotina do Ricardo nas estradas da Europa:

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

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João Neto