Fachin arquiva pedido para afastar Moraes do STF e motivo da decisão vem à tona
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, arquivou no dia 9 de outubro um pedido de investigação e afastamento do ministro Alexandre de Moraes. A solicitação foi apresentada pelos advogados Paulo Faria e Filipe de Oliveira, que pediam a apuração de possíveis irregularidades envolvendo o magistrado e o Banco Master.
O pedido citava mensagens atribuídas a Moraes e ao empresário Daniel Vorcaro, além de um contrato de aproximadamente R$ 131 milhões firmado entre o banco e o escritório de advocacia de Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro.
Na decisão, Fachin alegou que os advogados não tinham legitimidade para apresentar esse tipo de solicitação diretamente ao STF. Com isso, o processo foi arquivado sem que as suspeitas fossem analisadas.
A decisão não significa que Moraes tenha sido inocentado ou que as acusações tenham sido comprovadas. O presidente do Supremo apenas encerrou o pedido por uma questão processual, sem determinar a abertura de investigação.
Os advogados não aceitaram o arquivamento e apresentaram recurso. Eles querem que o caso seja analisado pelo plenário do STF e questionam o encerramento do procedimento antes do fim do prazo para contestação.
Fonte da informação: Band, reportagem publicada em 13 de outubro de 2026. O STF também confirmou, em comunicado oficial sobre o caso Master, a existência de outra discussão judicial envolvendo supostos diálogos relacionados a Moraes, sem análise do mérito naquela ocasião.
Comentários
0