Uma pessoa que trabalha como caminhoneiro no Brasil normalmente ganha em torno de R $ 2.780 por mês. Os salários variam de R $ 1.360 (o mais baixo) a R $ 4.340 (o mais alto).

Esse é o salário médio mensal, incluindo moradia, transporte e outros benefícios. Os salários dos caminhoneiros variam drasticamente com base na experiência, habilidades, gênero ou localização. 

Faixa salarial

Os salários dos caminhoneiros no Brasil variam de R $ 1.360 por mês (salário mínimo) a 4.340 reais por mês (salário máximo).

Salário Mediano

O salário médio é de R $ 2.840 por mês, o que significa que metade (50%) das pessoas que trabalham como caminhoneiros ganham menos de R $ 2.840, enquanto a outra metade ganha mais de R $ 2.840. A mediana representa o valor do salário médio. 

Qual é a diferença entre a mediana e o salário médio?

Ambos são indicadores. Se o seu salário for maior do que a média e a mediana, você está indo muito bem. 

Se o seu salário for inferior a ambos, então muitas pessoas estão ganhando mais do que você e há muito espaço para melhorias. 

Se o seu salário estiver entre a média e a mediana, as coisas podem ser um pouco complicadas. 

O nível de experiência é o fator mais importante na determinação do salário. Naturalmente, quanto mais anos de experiência, maior será o seu salário. Dividimos os salários dos caminhoneiros por nível de experiência e foi isso que encontramos.

Um caminhoneiro com menos de dois anos de experiência ganha cerca de R $ 1.620 por mês.

Enquanto alguém com nível de experiência entre dois e cinco anos espera ganhar 2.080 reais por mês, 29% mais do que alguém com menos de dois anos de experiência.

Seguindo em frente, um nível de experiência entre cinco e dez anos rende um salário de R $ 2.870 por mês, 38% a mais do que alguém com dois a cinco anos de experiência.

Em média, o salário de uma pessoa dobra seu salário inicial no momento em que ela ultrapassa a marca de 10 anos de experiência profissional. 

O que faz um caminhoneiro?

Os motoristas de caminhão movimentam o comércio por meio de reboques de trator, viajando localmente ou pelo país. Quase todos os caminhoneiros começam como motoristas de estrada (OTR), o que basicamente significa dirigir por longas distâncias e viajar de duas a três semanas por vez. 

O motorista deve saber como conectar / desconectar a cabine do trailer e conhecer algumas habilidades básicas de reparo (por exemplo, saber como trocar um pneu). 

No entanto, a empresa geralmente tem assistência rodoviária de veículos pesados ​​que pode ser enviada imediatamente para o local do caminhão se o motorista não puder dirigir com segurança até uma oficina ou parada de caminhão.

Dirigir um caminhão grande é totalmente diferente de dirigir um veículo convencional. O motorista precisa saber o que fazer ao subir ou descer uma rampa íngreme para que os freios não superaquecem e saber como evitar que a carga mude em uma curva. 

Existem muitas engrenagens na transmissão; a plataforma média (18 pés) tem dez marchas de tração dianteira e duas marchas reversas, com algumas plataformas tendo nove, 13, 15 ou 18 marchas. O caminhão pesa de 20 a 30 vezes mais do que um carro e tem normalmente de 21 a 24 metros de comprimento (incluindo a cabine).

Existem três tipos de caminhoneiros:

Motoristas de caminhão da empresa

– São funcionários de uma empresa de transporte e dirigem um caminhão da empresa

Proprietários-operadores

– Podem ter seu próprio caminhão

– Podem alugar um caminhão de uma empresa e fazer pagamentos para comprá-lo em dois a cinco anos

– Podem alugar seu caminhão por contrato com uma empresa de transporte para transportar mercadorias para essa empresa

– Podem transportar cargas para uma série de empresas e são autônomos contratados independentes

Proprietários independentes

– Possuem autoridade própria para transportar mercadorias e dirigir seu próprio caminhão

– Podem possuir uma pequena frota de dois a dez caminhões

Os motoristas de caminhão trabalham muitas horas, normalmente cerca de 70 horas por semana, e espera-se que mantenham o controle de suas horas em um diário de bordo. 

Eles devem levar a mercadoria ao seu destino final a tempo, verificar a folha de manifesto e certificar-se de que a carga corresponde e carregar ou descarregar o caminhão. 

Estas, entre muitas outras funções, constituem a função do caminhoneiro, pois são responsáveis ​​não só pela carga que transportam, mas pela eficiência, gestão, operação e segurança do caminhão.

Quanto ganha um Caminhoneiro / Diário de bordo de um caminhoneiro

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto