Com a alta do diesel vale a pena ter caminhão elétrico?

O fato de que o consumo de diesel libera partículas mais poluentes no ar, como monóxido de carbono, óxido de nitrogênio e enxofre, o que tem movimentado há anos a indústria automotiva em descobrir fontes alternativas menos poluentes, a fim de não prejudicar o meio ambiente.

Foto: Volkswagen/Divulgação

A tendência é que os caminhões elétricos no futuro devem substituir os caminhões a diesel.

Vejam algumas dicas e curiosidades importantes sobre os caminhões elétricos

O fato de que o consumo de diesel libera partículas mais poluentes no ar, como monóxido de carbono, óxido de nitrogênio e enxofre, o que tem movimentado há anos a indústria automotiva em descobrir fontes alternativas menos poluentes, a fim de não prejudicar o meio ambiente.

Atualmente, inúmeros modelos elétricos tem sido lançados e anunciados, como as Scanias Eletric Truck Range por exemplo, levando a uma intensa discussão da superação da energia elétrica no mundo todo em substituição ao consumo de diesel.

Com isso o vídeo propõe algumas boas dicas e curiosidades em possuir um veículo elétrico e se é mais vantajoso ou vale mais a pena do que um veículo movido à combustão.

A primeira dica é que os veículos elétricos não dão curto-circuito como muitos acreditam ainda, pois suas placas e circuitos elétricos além de serem muito bem vedados, quando da liberação para fabricação em série, antes foram realizados intensos testes em superfícies molhadas, inclusive submersas.

A segunda dica é que os veículos movidos à eletricidade não são considerados menos potentes que os caminhões movidos a óleo diesel, como também encontraremos modelos distintos mais ou menos potentes no mercado. As limitações ocorrem pela qualidade dos modelos e não pela diferença de combustível.

A terceira dica é que são mais silenciosos os modelos elétricos e bem menos barulhentos que os tradicionais a combustão, pelo fato deles não vibrarem e não produzirem calor e sendo assim os elétricos promovem maior conforto aos condutores.

A quarta dica é que como os veículos elétricos utilizam baterias e tudo nos pesados usam baterias, como as luzes, o ligar e desligar, o ar-condicionado, dentre outros itens, não será apenas a distância que deverá ser levado em conta, como também o que será utilizado durante a viagem.

A quinta dica é que, será que os veículos elétricos valem a pena e substituirão os modelos a diesel? Por enquanto não, nem uma coisa nem outra, pois embora esses veículos movidos a eletricidade demonstrarem uma série de vantagens, até todos os países aceitá-los e torná-los mais acessíveis (pois são bem mais caros) ainda vai demorar muito tempo!

YouTube video

Redação – Brasil do Trecho / Com informações Canal Apaixonados por Estrada