Item importantíssimo não só para amenizar os dias de calor, proporcionado uma viagem mais confortável para os motoristas, mas se torna um equipamento de segurança nos dias de chuva, pois o ar-condicionado não deixa os vidros do caminhão embaçar.
Entre as vantagens em ter o ar-condicionado no caminhão estão as seguintes:
– Promove o bem-estar do caminhoneiro:
Ninguém mercê passar horas dentro da cabine do caminhão soando de calor, além de evitar que o caminhoneiro inale fumaças e poluentes vindos de outro veículo, o ar-condicionado, permite que o profissional faça uma viagem menos estressante.
Então observe corretamente o caminhão que deseja comprar e faça todas perguntas antes de fechar o negócios, dessa maneira, você vai comprar o melhor caminhão para atingir o seu objetivo.
Faz com que o motorista economize na estrada:
É possível que aumente o consumo de combustível quando os veículos estar em movimento por longas horas com as janelas abertas. A resistência do ar leva o caminhão a consumir mais combustível por conta da barreira com o ar. Quando as janelas estão fechadas a resistência é bem menor, contribuindo para a economia.
Deixa o caminhão mais seguro:
Dirigir por longos períodos na estrada com a janela abertas, facilita a entrada de objetos leves, como embalagens plásticas e latinha, por exemplo, que pode ser jogado por um condutor de outro veículo. Isso pode assustar o caminhoneiro e provocar acidente com danos no caminhão, dessa maneira, é muito importante que o caminhão tenha um seguro auto, veja também quando vale apena ter uma proteção. Com o ar – condicionado, os vidros ficam fechados evitados que essas ciosas aconteçam.
Como desvantagens do uso do ar-condicionado podemos citar:
Necessidade de manutenção constante:
Para não causar danos a saúde do motorista, o ar-condicionado precisa passar por manutenções periódicas a fim de limpar os filtros.
– Perda da potência do veículo.
Dependendo do modelo e do ano de veículo, o ar-condicionado pode provocar 10cv de perda da potência.
Além das vantagens já citadas acima, podemos destacar mais duas delas, veja abaixo:
– Segurança em dias de chuva.
Em dias chuva os vidros do veículo ficam embaçados, dificultando a visibilidade da parte externa do caminhão. Com o ar – condicionado ligado os vidros não embaçam dando mais segurança e visibilidade ao condutor.
– O preço estar mais acessível.
Ter um ar-condicionado hoje não é apenas para quem tem muito dinheiro ou para veículos de luxo. É possível instalar o ar-condicionado no caminhão por um preço mais acessível do que no passado.
O ar-condicionado permite ao motorista ficar com os vidros fechados. Isso inibe o acesso de ladrões aos itens que podem ser furtados da cabine. Além de impedir que fumaça e poeira entrem na cabine, prejudicando a concentração do motorista, o que pode provocar um acidente com danos ao motorista e ao caminhão.
Se o motorista estiver conduzindo o caminhão em uma rodovia acima de 90 km/h com os vidros fechados e o ar-condicionado ligado, certamente ele irá economizar combustível.
Porque se a janela estiver aberta, mesmo com o ar-condicionado desligado, para vencer o ar que estar entrando no veículo, o condutor será obrigado a aumentar a velocidade a fim de vencer o impulso dos ventos, elevando o consumo.
É indiscutível que estar em um ambiente fresco, principalmente quando se passa muito tempo no mesmo local, como os caminhoneiros, é muito mais agradável do que um absente quente. Por esse motivo o ar-condicionado promove o bem-estar do caminhoneiro.
Fora daquele contexto explicado acima, o ar-condicionado pode ser uma desvantagem por aumentar o consumo de combustível. Há depender do modelo e do ano do caminhão, ele pode consumir mais combustível na cidade por andar numa velocidade menor e com mais trocas de marcha.
Outra desvantagem pode se o fato de motorista ficar respirando o mesmo ar por muito tempo. Um fator negativo para saúde principalmente na região centro este do Brasil, onde um período de seca com a umidade relativa do ar abaixo de 20%.
Como mencionado acima, o ar-condicionado ligado pode aumentar o consume de combustível no percurso urbano por conta do para e para do trânsito, exigindo trocas de marcha mais constante. Geralmente os modelos de veículos importados tende a consumir menos que os nacionais.
Se os filtros do ar-condicionado não passar por constante limpeza, o dispositivo que proporciona bem-estar pode fazer mal à saúde respiratória do motorista. Assim, é necessário fazer manutenções constantes no ar, principalmente no compressor, sendo o coração do sistema do ar condicionado.
Carros com motor 1.0 tende a sentir mais com a perda de potência provocada pelo uso do ar-condicionado com o veículo em movimento. O dispositivo pode roubar até 10 cavalos de potência do carro, isso pode ser sentido principalmente nas subidas. Mas no caminhão isso não é um problema devido à potência dele que é muito alta e se o ar condicionado for de tento, o compressor não puxa tanta energia do motor.
Em média, um ar-condicionado de teto custa R$ 4950,00, com o compressor incluso, e para ser instalado no painel é R$ 2800,00. As manutenções variam de modelo para modelo, mas o técnico vai cobrar pelos seguintes serviços:
– Retirar e colocar o painel: de R$ 400,00 a 450,00 (se for sem airbag), com airbag, fica entre R$ 600,00 a R$ 650,00;
– Troca de peças + a limpeza do sistema: R$ 650,00 a R$ 700,00
Veja também quanto custa o caminhão mais vendido no mercado brasileiro de caminhões.
Os principais cuidados são:
– Desligue o aparelho pouco antes de desligar o caminhão;
Evita-se o aumento de umidade presente na tubulação para não proliferar fungos no sistema do ar-condicionado.
– Ligue o ar no inverno;
Parece estranho, mas ligar o ar pelo menos uma vez por semana no período do inverno, movimenta o lubrificante e o gás refrigerante do aparelho e com isso, não resseca as peças.
– Cuidado ao ligar o ar-condicionado que ficou muito tempo sob o sol;
O recomendável é abrir os vidros do veículo a fim de deixar o ar externo circular e o ar quente do caminhão se dissipar, e só depois ligar o ar-condicionado. Desse modo, o ar fará menos esforço para refrigerar o ambiento e não consumirá muito combustível.
São acessórios indispensáveis para os caminhões, os seguintes:
– Tapa-sol
Esse item evita que o sol tape a visibilidade do motorista, portanto é um componente de segurança.
– Suporte para celular
Se o caminhoneiro precisar atender uma ligação ou usar o GPS, sabe que não poderá dirigir e segurar o celular simultaneamente, né? Daí a necessidade do suporte de celular.
– Carregador solar
Se o motorista perder o carregador convencional, com o carregador solar, ele não vai ficar na mão. Esse tipo de carregador fica fixo na cabine e depende totalmente da luz solar para funcionar, fique atento aos acessórios proibido e que não podem ser utilizados em caminhão.
Redação – Brasil do Trecho
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