Por isso, muitos caminhoneiros brasileiros se aventuram em outro país, geralmente se dão bem. A qualidade de vida e valorização do trabalho são melhores nos EUA e em outros países.
Mas, quais são os custos, como tirar o vistov? Essas e outras perguntas serão respondidas nesse artigo.
Conforme o Departamento de censo dos EUA, a falta de caminhoneiros no país é de 65 mil e a previsão é que chegue aos 180 mil nos próximos dez anos.
Por conta disso, várias empresas estão aumentando o salário do caminhoneiro. Um caminhoneiro recebe em média 42 mil dólares anuais, o equivalente a 156 mil reais. Essa falta de motorista pode ser uma grande oportunidade para o caminhoneiro brasileiro que pensa em realizar o seu trabalho lá.
O primeiro passo para uma mudança de país é se planejar. Assim, é primordial que o caminhoneiro que pensa em ir realizar o trabalho com caminhão nos EUA, faça pelo menos um curso básico de inglês.
Procure se inteirar sobre as leis do País, principalmente as legislações de trânsito, bem como seus direitos e deveres quanto estrangeiro.
O caminhoneiro precisa levar em contas os custos que terá com todo o processo de documentação para entrar no país, os custos para se manter lá enquanto não começar a exercer o trabalho, além do custo com a CDL License.
Para obter a CDL License- a carteira de motorista comercial dos EUA- o caminhoneiro poderá desembolsar entre mil e quinhentos a oito mil dólares, o preço para tirar o documento varia de um estado para o outro. A CNH brasileira não serve para dirigir caminhão profissionalmente no país, daí a necessidade de tirar a CDL lá. Além disso, o caminhoneiro terá que adquirir um documento de permissão para trabalhar nos EUA. A vantagem é que você estiver com os documentos necessários, entre 15 a 20 dias é possível tirar a permissão e possivelmente já sairá trabalhando.
morar em outro país requer conhecer e se adaptar a um novo idioma, culinária diferente, legislações diferentes e as questões sociais também são muito diferentes das do Brasil.
As experiências, cursos e capacitações que o caminhoneiro teve no Brasil, vão contar pontos na hora de ser contratado por empresas nos EUA. Em alguns casos, o caminhoneiro precisa começar o trabalho em outras áreas, com uma carteira de motorista comum, para depois poder tirar a carteira com permissão para dirigir caminhão, pois antes de tirar a CDL, tem que ter a carteira comum.
Para ser caminhoneiro nos EUA tem que ser legalizado. Sem o Green Card, ou o visto que dá permissão para o trabalho no país, não é possível nem tirar a carteira para o trabalho com caminhão.
Para estar legalizado nos EUA, obrigatoriamente, o caminhoneiro precisa ter o Work Permit – permissão de trabalho;
Social Security – o CPF americano.
Com esses documentos em mão, o caminhoneiro terá que fazer uma prova escrita que se divide em três partes: conhecimentos gerais sobre a combinação do caminhão – o cavalinho e o trailer- sendo a combinação dos dois. Por último, a prova aborda o freio a ar.
Passando na prova, o departamento de trânsito dos EUA, dará ao caminhoneiro uma permissão provisória para dirigir. Após isso, vem as aulas práticas; etapas de exames para verificar se você sabe fazer verificação básica do caminhão. O último teste, é o de rua.
Passando no teste, o caminhoneiro adquire a CLD para fazer o trabalho com o caminhão.
Geralmente as empresas americanas não contratam os caminhoneiros pelo currículo, mas por contrato de trabalho. Porém, o profissional deve tomar cuidado ao firmar contratos com a empresa.
Algumas delas se aproveitam da situação do imigrante para firmar contrato com ele com um salário abaixo do que pagam para a categoria nos EUA, e o caminhoneiro ainda tem que trabalhar por longas horas.
E por firmar um contrato com a empresa, ele não pode sair dela para entrar em outra. Ela pode encerrar o seu veículo com o departamento de imigração e assim, o caminhoneiro corre o risco de ter o processo de legalização cancelado.
A dica é procurar empresas indicadas por colegas de profissão que já trabalham lá e conhecem o mercado.
Assim como nos EUA, na Europa também falta caminhoneiro em vários países.
Lá o salário é bem atrativo, pois se falta mão de obra, as empresas pagam mais para a fim de atrair os profissionais.
Para se ter uma ideia, em Portugal, o salário mínimo é de 705 euros, um motorista de caminhão internacional pode chegar a receber 3 mil euros.
Em Portugal há uma enorme escassez de motoristas de caminhão pesado; na Polônia é onde se encontra a maior oferta de vagas. Praticamente na maioria dos países do continente. Existem vagas para os motoristas de caminhão
É importante ficar atento aos falsos anúncios de vaga de emprego para caminhoneiro e em especial para outros países, correndo um sério risco de vida.
O motivo da falta dos profissionais são o envelhecimento da força de trabalho e o número insuficiente de novos contratados.
Tanto em países da Europa quanto nos Estados Unidos, ser motorista de caminhão é muito melhor do que no Brasil, mas nem tudo são flores, em qualquer país há desafios e se exige bastante do caminhoneiro, vale apena verificar os estados brasileiros com um maior número de vagas.
Mas para quem se planeja direitinho, vale muito a pena por conta das melhores condições de trabalho. Portugal é o melhor país para os brasileiros por conta da língua que se parece um pouco com o nosso português, além dos acordos de cooperação que o país tem com o Brasil que aceita a CNH do Brasil para os motoristas de caminhão brasileiros.
Aprovado em 2020, o pacote de mobilidade da União Europeia visa melhorar as condições de trabalho dos que trabalham com caminhão na Europa.
Os pontos mais importantes do pacote são:
Os motoristas de caminhão não podem mais passar o período de descanso semanal, que deve ser de no mínimo 45 horas, no veículo. O intuito é que eles fiquem em casa nos dias de folga, e se não for possível, passem a noite em hotel e o empregador deve arcar com os custos.
Outro ponto é sobre o tempo máximo de condução, podendo ser excedido a fim de chegar em casa em casos de imprevistos, como engarrafamento ou chuvas, antes do período de descanso semanal obrigatório. Os caminhoneiros devem ter a oportunidade de retornar ao seu local de residência pelo menos a cada três semanas.
A vontade política é de que os caminhões tenham de ter um comprimento de 25 metros. Em Bruxelas não houve avanço na proposta nem uma abordagem europeia. Na Alemanha os caminhões longos só podem circular em rotas permitidas, pois nem todas as estradas suportam os longos caminhões.
Se for implementada a lei, menos motoristas serão necessários, pois os caminhões longos poderiam transportar uma maior quantidade de produtos.
Em comunicado, o governo britânico determinou que 50 mil testes de direção de veículos pesados estarão disponíveis a cada ano. O objetivo do Reino Unido, é agilizar o processo de teste e combater a falta de caminhoneiro no país.
Significa que os motoristas de caminhão precisarão fazer apenas um teste para dirigir um veículo rígido e articulado, ao invés de dois testes separados. Assim, os motoristas podem obter licenças e entrar com mais rapidez no setor.
Cada país europeu tem suas legislações; a dica é procurar por empresas que estão contratando e fazer o contato de solicitação dos documentos exigidos alguns requisitos para os caminhoneiros poder fazer o trabalho com o visto em dias.
Em Portugal, o caminhoneiro precisa ter uma qualificação para o transporte de mercadorias; uma carta de motorista e o certificado de aptidão de motorista.
O visto, que deve ser solicitado no país de origem e a carteira internacional de vacinação, também são exigências para entrar no país.
E comprovação da experiência faz parte do rol de exigências das empresas. Muitas delas realizam testes com o motorista antes da contratação, as experiências obtidas no Brasil também podem valer pontos.
Fique atento durante o processo seletivo para não ter nenhuma enganação.
Redação – Brasil do Trecho
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