Entenda: o que é o sindicato, como surgiram, como se filiar, qual a função dos caminhoneiros, etc. Acompanhe o edital de informações que preparamos para você motorista de caminhão!
Sindicato é uma associação de profissionais de determinadas classes visando assegurar os direitos como a insalubridade aos caminhoneiros e interesses econômicos e sociais dos trabalhadores daquela classe.
Pela lei não pode haver mais de um sindicato de uma mesma categoria no mesmo município ou estado. Assim, os trabalhadores podem ter um único sindicato que defenda sua categoria em cada região brasileira.
Qualquer trabalhador pode se filiar voluntariamente ao sindicato. A filiação permite que o trabalhador tenha acesso a cursos, seminários e convênios com outras entidades, promovidos pelo sindicato.
No período pós-Revolução Industrial, as classes trabalhadoras no mundo todo enfrentavam condições de trabalho precárias. Trabalhadores se uniram na intenção de lutar por seus direitos trabalhistas e com o passar do tempo, os países começaram a autorizar a associação desses trabalhadores.
Gradualmente os trabalhadores se organizaram em busca de um mesmo propósito- que era melhores condições de trabalho – e assim, surgiu o movimento sindical como conhecemos hoje.
No Brasil existem sindicatos para os motoristas autônomos, para os motoristas CLT e o sindicato que representa a classe, verificando também a quantidade de horas trabalhada. Recentemente, vimos os sindicatos que representam a classe caminhoneira se dividindo sobre os bloqueis nas rodovias após o resultado da eleição presidencial do segundo turno. Sindicatos de alguns estados eram favoráveis, já os de outras regiões eram contra o movimento.
A lei do descanso que também deve ser seguido pelo caminhoneiro e grande empresas, os caminhoneiros também devem seguir o seus dias de folga conforme solicita a lei.
Os caminhoneiros também devem receber o piso salarial da categoria, em caso de desacordo o sindicado pode entrar em ação para regularização e beneficio do colaborador.
O sindicato também fiscaliza a questão, a vida dos caminhoneiros que acabam exercendo duas atividades, como dirigir o caminhão e em outras como mecânico do veículo.
Para se filiar a um sindicato, o motorista precisa seguir alguns passos. A proposta para se filiar ao movimento deve ser bem pensada, planejada e pesquisada, pois requer disponibilidade do motorista no processo de filiação. Para tanto, preparamos um edital com os passos que você precisará dar em direção à filiação sindical. Acompanhe o edital!
O primeiro passo para se filiar a um sindicato é pesquisar se ele tem autorização para funcionar no território que você escolheu. Como mencionado acima, a legislação brasileira proíbe que dois sindicatos da mesma categoria atuem na mesma região territorial.
O segundo passo é preparar toda a documentação necessária. Basicamente são necessários os seguintes documentos:
O terceiro passo é o preenchimento da ficha de cadastro. Nele você irá colocar todos os dados solicitados e anexar os documentos que comprovem as informações. A ficha pode ser baixada no site do sindicato ou ser retirada presencialmente no próprio órgão.
E por fim, você deve pagar o valor da contribuição sindical. Para usufruir dos benefícios do sindicato, os filiados devem estar com as contribuições em dias. Elas podem ser anuais ou mensais.
Veja abaixo alguns dos benefícios que o sindicato pode proporcionar aso seus filiados:
O sindicato pode planejar melhor as ações que devem ser implementadas na legislação, para tornar a profissão mais digna, caminhoneiros gostam de levar familiares durante a viagem.
Questões trabalhistas, representação profissional, negociação com o governo, negociações de litígio, são questões em que o sindicato poderá atuar para defender a classe.
Os associados podem realizar diversos cursos gratuitos relacionados a sua profissão e assim, aprimorar seu currículo.
Descontos permanentes ou temporários, além de promoções em convênios com instituições de educação, saúde, lazer, alimentação, etc.
Com o sindicato é possível chegar a acordos para solução de conflitos que beneficiem todos os lados.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário