O arla é um produto químico à base de ureia injetado no escapamento para diminuir a quantidade de emissões de gases, como o nitrogênio, no ar, diferente do primeiro caminhão do mundo que não utilizava. Como o arla deve ser utilizado? Por que ele é obrigatório? É o que pretendemos responder nesse artigo.
O arla 32 é uma ureia líquida colocada no escapamento dos caminhões com o intuito de diminuir as emissões dos gases que poluem o meio ambiente.
Arla significa Agente redutor Líquido de Óxido de Nitrogênio Automotivo e o 32 é a referência ao nível de concentração da solução de ureia em água desmineralizada, sendo de 32%.
Essa solução líquida destinada aos veículos com o sistema de Redução catalítica seletiva SCR, auxilia na redução de emissões dos poluentes gerados na queima do diesel.
Desde 2012 o arla é obrigatório no Brasil. A partir desse ano os veículos pesados passaram a ser produzidos com a tecnologia SRC Solução Catalítica Seletiva). Assim, o arla só pode ser utilizado nos veículos com a tecnologia SRC e jamais ser adicionado ao combustível.
Para cada 20 litros de diesel, use 1 litro de arla. A quantidade de arla colocada nos veículos nunca deve exceder a quantidade de diesel. A falta do Arla 32 pode aumentar o consumo do diesel em até 7%.
A resposta é não. O condutor que adulterar o uso do arla perde 5 pontos na carteira e paga multa de cento e vinte sete reais, fique atento a outros acessórios proibido por lei que podem resultar em multa. A ureia é essencial para que o óxido de nitrogênio seja quebrado, impedido de sair para a atmosfera.
Entenda o processo: primeiro a ureia entra em contato com a água e se transforma em amônia, pelo processo de hidrólise. Depois a amônia reage com o óxido de nitrogênio, se transformando em nitrogênio puro e água. Se for colocado apenas água no tanque do arla, os caminhões vão continuar emitido óxido de nitrogênio na atmosfera.
Os agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) trabalham verificando se os veículos estão utilizando arla 32, da maneira correta, em alguns casos, é possível até encontrar condutores que tentam burlar o sistema.
Jamais. A ureia do arla possui um alto nível de pureza, conseguindo reagir quimicamente e produzir o efeito desejado.
A uréia utilizada no arla 32 é totalmente diferente da comercializada e o uso de água mineral da torneira pode prejudicar o tanque dos caminhões.
O arla 32 sai mais em conta para frotista devido à possibilidade de comprar o produto a granel. No entanto, um galão de 20 litros custa em média oitenta reais e pode ser comprado em qualquer posto de gasolina que comercialize o líquido. É possível ainda, comparar pela internet ou em distribuidoras.
Segundo a Petrobras, em média, a cada 20 litros de diesel consumidos pelos caminhões, um litro de arla é consumido.
Quando armazenado em temperaturas de até 30º, o arla tem validade de 1 ano. Entre 30º a 35º a validade do produto caia para 6 meses.
Não. O arla não oferece riscos à saúde humana, pois ele não é inflamável e nem explosivo. Se o produto entrar em contato com a pele, a recomendação é para lavar o local com água corrente.
A tecnologia SCR ( Selective Cataliytic Reduvtion), é uma solução catalítica seletiva composta por: catalisador SCR, unidade de injeção do arla 32, o tanque de arla 32 e a unidade de controle de dosagem.
Diferentemente de alguns modelos fabricado pela volkswagen que não existem a necessidade de utilizar o arla 32, já para Scania, Mercedes-Benz, DAF, IVECO e entre outras deve-se ser utilizar, podendo até o veículo ficar travado pela falta do aditivo.
Quando o arla é injetado no escapamento, ele é aquecido, se decompõe em CO2 e amônia. Lá no catalisador, quando o Nox reage com a amônia, as moléculas danosas de Nox no escapamento são convertidas em moléculas de água e nitrogênio.
Os fabricantes de veículos pesados como caminhões e ônibus, por exemplo, usam a tecnologias SCR desde 2012, quando se tornou obrigatório a implementação do sistema nesses veículos. O objetivo é combater as emissões de NOX – número de oxidação – na atmosfera.
Apesar de existir outras tecnologias semelhantes ao SCR, ele é a solução mais eficaz para se adequar aos padrões de Nox automotivo.
Nunca compre o produto sem o selo do INMETRO e produzido conforme a norma ISSO 22241. Se o líquido for de baixa qualidade, irá comprometer a eficácia, além de danificar o catalisador do sistema SCR.
O produto pode ser adquirido em distribuidoras, postos de combustíveis e pela internet.
Procure armazená-lo em um local onde não terá contato com outros fluidos e nem com água, para não comprometer a integridade dele. Prepare um local em que não haja exposição de luz solar, frio excessivo e calor excessivo, pois pode ocorrer a cristalização e hidrólise do mesmo.
Mantenha a arla 32 em temperaturas entre 11 a 35 graus Celsius, essas informações é importante para caminhoneiro que necessitam ter noções de mecânica.
O arla 32 tem um prazo de validade entre 6 a 12 meses quando armazenado nas condições corretas. A dica é fazer uma planilha com a data em que o produto foi colocado no veículo, data da revisão e previsão de troca. Se preferir, coloque essas informações em papel e guarde em um local que não irá sumir, e que você possa lembrar onde está, para recorrer a ele quando precisar.
Redação – Brasil do Trecho
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