O transporte rodoviário de cargas domina o setor de distribuição não só no Brasil como no mundo, distribuindo produtos, insumos e alimentos em cidades, propriedades rurais e até lugares mais remotos.
Para que tudo chegasse ao que temos atualmente no transporte de cargas precisou de um precursor lá atrás no século XIX onde o primeiro caminhão foi criado.
O primeiro caminhão que se tem notícia no planeta foi o Daimler Motor Carriage criado em 1896 pelo inventor que batizou o veículo com o seu nome, Daimler.
O caminhão se tornou um marco da época sendo considerado o primeiro automóvel de transporte de cargas da história.
O primeiro caminhão tinha como principal objetivo transporte de cargas em grande quantidade. Esse foi o principal atrativo da época, se tornando sucesso. Para conseguir realizar algo que até então é feito apenas com cargas com limitação de peso de carregamento, três fatores se tornaram essenciais para o êxito da proposta: movimento, transporte e velocidade.
Em comparação aos veículos da época, o Daimler Motor Carriage era muito mais potente, veloz e robusto tendo um motor de 4 cilindros, contando com rodas de ferro e até um sistema de frenagem muito mais rentável.
O transporte de cargas na época era feito através de carroças como temos hoje em dia sendo puxado por cavalos. O caminhão veio para revolucionar trazendo a capacidade de até 4 toneladas em sua carroceria sendo puxado por um motor de 1,5 litros, com sua carroceria única o veículo não possuía a quinta roda.
Na época o veículo também se destacou pela velocidade poder no alcançar até 12 milhas por hora, ou seja, um total de 19,3 km/h.
Diferente do que conhecemos hoje em dia como um caminhão, o veículo não tinha uma cabine acoplada a uma carroceria e capacidade para carregar dezenas de toneladas.
O caminhão consistia em um veículo capaz de fazer o transporte de um determinado peso de carga de um local para o outro.
Quando criado na Alemanha o veículo conseguia trafegar por estradas sem nenhum tipo de asfalto ou com ele de forma precária conseguindo transportar cargas através do sistema de tração nas quatro rodas e dos gigantes pneus.
Na época ele foi tido como uma revolução no mundo dos transportes terrestres, inclusive sendo enfatizado por ter a capacidade de andar de marcha ré.
Atualmente os veículos possuem eixos ou os chamados diferenciais que fazem o papel de transmitir a potência recebida pelo motor para as rodas.
O primeiro caminhão tinha que entregar a potência com isso e também já possuía eixos planetários, uma solução utilizada até hoje em veículos automotores.
Para o melhor tracionamento das rodas uma correia faz o papel de passar a força do motor ser enviada para os eixos e consequentemente para rodas fazendo com que elas andassem.
A teoria desse tipo de sistema é usada até hoje em veículos como alguns dos caminhões atuais.
O veículo criado na Alemanha pode se aventurar em terras norte-americanas graças a parceria com Industrial William Steinway, Industrial estadunidense que tinha uma empresa no país que levaria o primeiro caminhão do mundo para o outro lado do hemisfério.
O veículo sofreu algumas alterações e mesmo após a morte de seu criador no início do século XX as mudanças continuaram a acontecer, onde o primeiro caminhão começou a ganhar o formato dos veículos que vimos atualmente da era anos 70 e 80.
A partir da criação do primeiro veículo e de algumas mudanças feitas no motor, cilindro, tração, estava pronto para poder começar o início de uma era automobilística que se estende até os dias de hoje com os caminhões dominando o transporte de cargas e cada vez mais sendo implementado a tecnologia para isso.
No início do século XX foram produzidos caminhões, não só os primeiros, mas já os avançados, incluindo o primeiro lote de pesados da história dos veículos automotores, atualmente os caminhões possuem diversos acessórios e alguns proibido que pode resultar em multa para o motorista.
Dentre todos os que estavam sendo criados existiam aqueles que possuíam a potência para levar até 5 toneladas em sua carroceria sendo um marco para a época e um avanço inesperado para o setor automobilístico.
Os caminhoneiros no Brasil utilizavam bastante frases no para-choque de caminhão, essa pratica atualmente não é tão forte da mesma maneira do que o passado.
Com o passar dos anos os caminhões foram ganhando novos tipos de motores com maior capacidade de litros e cilindradas podendo gerar maior potência e menos poluentes com o passar dos anos.
Atualmente o maior caminhão do mundo possui pneus com 40 metros de altura e dois motores que entregam 2.500 cavalos de potência, uma verdadeira máquina.
Outras mudanças que dominaram o mercado de cargas foi o conjunto do cavalo e carroceria onde o seu formato foi desconstruído e chegando ao que temos hoje em dia com cabines espaçosas, confortáveis como ar-condicionado para o caminhoneiro e carrocerias gigantes capazes de levar toneladas de produtos.
A partir do aprimoramento dos caminhões a demanda em todo o planeta por esses veículos cresceu de forma estrondosa fazendo com que a distribuição e o transporte de cargas sejam mais de 50% dependente de veículos pesados.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário