O seguro auto nada mais é do que um serviço ofertado por transportadoras regidas pela SUSEP que é a superintendência de seguros privados no Brasil. As seguradoras possuem fins lucrativos, mas também garantem a prestação de serviço conforme a apólice e condições gerais.
A proteção veicular é uma cooperativa onde através de um contrato uma pessoa se tornará membro de uma associação e havendo algum tipo de sinistro, poderá acionar este contrato e um rateio será feito para o pagamento do conserto dos veículos envolvidos. A proteção veicular não tem fins lucrativos, mas não tem a segurança que um seguro proporciona.
Dessa maneira, o caminhoneiro terá um grande retorno financeiro realizando o seu trabalho como motorista de caminhão, conseguindo mais fretes ou agregando com mais facilidade o seu veículo.
As duas contratações prometem ajudar o motorista na hora que ele mais precisa, principalmente em casos de sinistros com envolvimento de terceiros ou perda total. No caso da seguradora, conforme as normas da SUSEP, uma vistoria será feita para definir o tipo de perda (parcial ou total) com reparo ou indenização e também contendo atendimento ao terceiro.
Quando você contrata um seguro se o seu produto está em apólice com cobertura para indenização integral e acontece um sinistro nesse tipo com o seu carro, a seguradora é obrigada a pagar o valor corrigido conforme tabela FIPE atual e caso ocorra algum problema você poderá acionar a superintendência de seguros regida pelo ministério da fazenda além de outros recursos como a sua corretora de seguros.
Tendo uma proteção veicular você pode precisar acionar seu contrato por ter tido um sinistro, mas caso o fundo de reserva não seja suficiente e um rateio para garantir o valor não cobrir o sinistro, você poderá não ter o seu reparo atendido e ficar no prejuízo.
Não existe uma garantia certa que o cliente receberá a indenização, caso necessário a proteção veicular, que não existe nenhum órgão regulador ou de fiscalização para esse tipo de serviço, pode sim deixar o consumidor na mão da hora que mais precisa.
Uma das principais diferenças entre os dois é a questão do valor, uma proteção veicular é muito mais rentável financeiramente para contratar e pode variar mensalmente. Um seguro tem um valor um pouco mais elevado principalmente em contratação de assistência dentro do pacote da proposta e possuem valor fixo anual. Apesar de mais caro, ele é o único que garante a prestação de serviços de acordo com a apólice.
Para você que necessita de um amparo além de uma indenização em caso de sinistro como assistências, guincho, assistência chaveiro, mesmo mais caro, deve contratar um seguro procurando uma corretora e escolhendo a melhor seguradora de acordo com a cobertura pretendida.
Se for levar em relação o preço, a proteção automotiva é a mais rentável, mas poderá deixar o motorista na mão na hora que ele mais precisar, necessário realizar a compra do caminhão certo.
No mercado de proteção automotiva um dos seus principais atrativos e o valor em comparação ao mercado securitário é bem menor dando a possibilidade a todos os motoristas a conseguirem uma proteção dos seus veículos, saiba tudo o que você precisa ter para comprar um caminhão.
Uma proteção veicular é bem menos burocrática e mais ágil no aceite de um contrato com seu cliente, não levando em consideração aspectos e buscas que as seguradoras possuem no momento de autorizar uma proposta.
A proteção veicular é feita mais rápida e com parcelas que cabem no bolso até mesmo daquelas pessoas que vivem no vermelho e poderão ser resguardadas em caso de sinistro evitando um prejuízo maior ainda.
Como as empresas de proteção veicular são na verdade cooperativas, é necessário buscar a fundo informações sobre os sócios do estabelecimento e também ver a imagem no mercado.
Como você não possuirá nenhuma segurança de que os serviços poderão ser prestados na hora que mais precisa, procurar a fundo sobre a credibilidade dos seus gerenciadores e fazer uma pesquisa com conhecidos que já têm a proteção automotiva, poderão garantir que você está entrando em uma cooperativa de boa fé e não em uma empresa que te deixará na mão.
Diferente dos carros de passeios, os caminhões estão propícios a enfrentarem maiores danos pelas estradas do país levando em consideração a infraestrutura que não é nada boa, isso já garante um maior percentual de chances de o caminhoneiro se envolver em um acidente ou ter uma pane.
Principalmente para caminhões que realizam trabalho diariamente como carretas, caminhão baú, caminhão truck, caminhão munck entre outros.
O caminhoneiro quando se envolve em algum tipo de acidente na maioria das vezes outro veículo também poderá ser envolvido e até mesmo ocorrer um engavetamento com vários terceiros trazendo maior prejuízo para as seguradoras.
A incidência de roubo de caminhões é bem alta, ou seja, o risco do caminhoneiro utilizar o seu seguro é muito maior do que o de um motorista de carro de passeio, transformando o seguro de caminhão em um dos mais caros do setor securitário, principalmente para carga de alto valores ou como por exemplo do maior caminhão do mundo.
Na hora da contratação do seguro o proprietário do veículo deve estar muito atento em relação a tudo o que está sendo proposto a ele.
Se o seguro for de frota deve verificar se todos os veículos foram inseridos e as condições e todos os benefícios estipulados em apólice são destinados a todos os caminhões da frota.
Você deve decidir se deseja um seguro apenas para atendimento a terceiros, perda total ou para perda parcial onde os danos estão abaixo 75% do valor do automóvel. Na maioria das vezes a melhor opção é colocar todos os citados acima na sua apólice e a partir daí será a hora de escolher as assistências.
Para um caminhão existem assistências acessórios que podem ser trocados sem a necessidade de um aviso de sinistro, assistência vidros que englobam a troca de para-brisas janelas e também pequenas avarias como arranhões na lataria, alguns até pneu, portanto, é muito importante escolher o melhor caminhão no momento da compra. Há também assistência destinada a partes específicas como a carroceria e basculante do caminhão onde qualquer dano estipulado nessas partes poderão ter ressarcimento por parte da seguradora.
O conforto do caminhão é um ponto muito importante para o caminhoneiro, o ar-condicionado para o motorista é um grande diferencial.
Um caminhoneiro deve listar o que ele precisa mais no dia a dia que o seguro pode oferecer. Em caso de sinistro existe a cobertura apenas de perda parcial ou uma perda total quando não há chance de recuperar o veículo. Há também a possibilidade de ter benefícios com as assistências 24 horas destinadas a emergência e aquelas mais superficiais como conserto de arranhões na lataria e reparos em vidros.
Resumindo, o proprietário tem direito a cobertura básica, compreensiva e o as adicionais que poderão ser escolhidos no momento da proposta na contratação com a corretora de seguros.
O seguro do veículo é feito e o caminhoneiro tem opção de pagar mensalmente ou anualmente um valor fixo estipulado em proposta antes da emissão da apólice.
O caminhoneiro poderá contar com as assistências de guincho, chaveiro ou pane e durante toda a vigência do seguro. Esse tipo de seguro não cobre a carga que está sendo levada então um seguro apenas para o carregamento deve ser feito.
O seguro da carga é realizado de acordo com a distância a ser percorrida, a quantidade, o tipo de carga e demais fatores que possam influenciar no valor da contratação.
A cada carga será necessário a realização de um seguro para ela, já que pode variar em quantidade e tamanho além da mudança no produto.
Redação – Brasil do Trecho
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