Conheça a história do Trevo de Ibó verdadeiro pesadelo dos caminhoneiros

O Trevo de Ibó era considerado o pesadelo dos caminhoneiros. Ele fica localizado na divisa dos estados de Pernambuco e Bahia, fazendo o entroncamento das BRs 116, 426 e 316.

estrada que liga o trevo do ibó
Estrada do Trevo do Ibó Foto: reprodução canal Corujuinha Vlog

O trecho é considerado como terra de ninguém!

Um posto de fiscalização da Receita Federal ocasionava em longas filas de veículos pesados, um prato cheio para os marginais agirem

O Trevo de Ibó era considerado o pesadelo dos caminhoneiros. Ele fica localizado na divisa dos estados de Pernambuco e Bahia, fazendo o entroncamento das BRs 116, 426 e 316.

Há alguns anos o local servia de base da PRF – Polícia Rodoviária Federal e também um Posto fiscal da Receita Federal, porém formavam-se longas filas para que os caminhões fossem fiscalizados resultando em um “prato cheio” para os criminosos que faziam arrastões dos veículos parados.

O vídeo mostra um caminhão Volvo todo alvejado pelos bandidos, inclusive no para-brisa, logo após passar pela rotatória de Ibó e devido às ocorrências no local o Posto de Fiscalização foi transferido para a BR-116, no próprio distrito de Ibó.

YouTube video
Vídeo Youtube BR – “Canal do DS”

Contudo, posto da PRF também foi transferido, fazendo com que o local ficasse praticamente deserto.

As imagens do abandono impressionam, tendo um caminhão cegonha deixado no local, sem as chaves e ainda em bom estado de conservação, demonstrando que a ação foi realizada há pouco tempo.

Os perigos do Trévo de ibó

Sem policiamento o trevo se tornou palco de milhares de assaltos, arrastões e latrocínios. Os criminosos agem tentando subtrair as cargas e roubar os motoristas de caminhões que trafegam por lá.

Outro caminhoneiro filma o para-brisa completamente perfurado pelas balas de arma de fogo de grosso calibre. O motorista afirma que só a ação divina mesmo para livrarem eles decasse problema, que só se intensificou com a saída da PRF do local.

Tamanha é a ousadia dos ladrões, em que um deles deita no chão para simular um acidente para assaltar os motoristas que param para tentar socorrer a suposta vítima.

Esse caso foi filmado e ocorreu de verdade na BR-116, no trecho entre o Trevo do Ibó e o município de Cabrobó, no sertão de Pernambuco. 

Assalto Histórico no Ibó

Em julho de 2018 em uma única ação dos bandidos, mais de trinta veículos foram assaltados em um arrastão no Trevo de Ibó.

Em 2019 as lombadas tiveram que ser removidas pelo DNIT, em que os criminosos aproveitavam as reduções das velocidades para praticarem os assaltos no local.

Apesar desse trecho da BR-116 continuar sendo considerado bastante perigoso, no ano de 2020 houve redução dos assaltos em relação aos anos anteriores.

Porém ainda hoje esse percurso é muito temido pelos caminhoneiros! 

Redação – Brasil do Trecho