Caminhões poderão dispor de motorização Euro 7 já em 2023?

Caminhões poderão dispor de motorização Euro 7 já em 2023?
Foto: Reprodução / Volvo

As normas do Euro 7 visa tornar os veículos limpos durante toda a sua vida útil.

O sistema Euro foi criado pela União Europeia com o intuito de criar regras para a regulamentação da emissão de poluentes para motores a diesel. Na Europa vigora há dez anos a norma mais atual contra a poluição proveniente dos motores diesel, o Euro 6.

Enquanto os motores Euro 6 começaram a chegar nos caminhões comercializados por aqui, a União Europeia já se prepara para implementar o Euro 7 por lá.

Proibição de motores a combustão interna a partir de 2025

A Comissão Europeia propôs as regras de emissão Euro 7. Mais rígida que as normas do Euro 6, a proposta equivale a proibir os motores de combustão interna. Assim, os novos caminhões, vans, carros e ônibus devem ser livres de emissões a partir de 2025.

Diante da proposta ousada da Europa em obrigar as indústrias automobilísticas a produzirem veículos livres de poluição a partir de 2025, as reações na indústria automotiva do continente foram inevitáveis.

A Associação da Indústria Automotiva (VDA), defende que eliminar o motor a combustão interna a partir dos próximos 2 anos não é viável.

“O fim do motor a combustão interna a partir de 2025 está completamente fora de questão! O motor de combustão interna desempenha um papel importante por muito tempo”, declarou Muller, presidente da VDA.

Montadoras como Mercedes-Benz e Volkswagen também se manifestaram contra a atual proposta da União Europeia em implementar o Euro 7 daqui há 2 anos.

Diante do impasse é possível dizer que, os motores Euro 7 serão dificilmente implementados pelos próximos dois anos.

Com informações do site Euractiv

YouTube video
Vídeo: Apaixonados Por Estrada

Redação – Brasil do Trecho