Muitos caminhoneiros que tem filhos pequenos tem essa dúvida quando pensam em levar as crianças para alguma viagem
Uma grande dúvida paira na cabeça dos caminhoneiros quando existe a possibilidade de levar seus filhos pequenos junto com eles na cabine dos caminhões.
Em algumas viagens os profissionais decidem levar toda a família, isso inclui a esposa e seus filhos que em alguns casos ainda são crianças. Será que levar os pequenos é permitido?
O canal do YouTube Planeta caminhão convidou o inspetor da Polícia Rodoviária Federal(PRF) ,Flávio Catarucci, para esclarecer essa dúvida e contar como funciona esse tipo de transporte em relação as crianças.
O inspetor pontuou que de acordo com o artigo 100 do código de trânsito brasileiro(CTB) a capacidade máxima de pessoas em um veículo será projetada conforme o fabricante onde o engenheiro poderá dar o aval de lotação.
Na maioria dos caminhões a lotação máxima é para duas a três pessoas onde poderão sentar-se devidamente nos bancos com cinto de segurança.
Os veículos com cabine leito onde há uma cama não são contados com acentos extras já que a cama deverá ser utilizado apenas quando o caminhão estiver parado.
O caminhoneiro que estiver levando mais pessoas do que a quantidade de poltronas no veículo incluindo pessoas sentadas na cama está infringindo uma regra de trânsito sendo autuado por praticar uma infração de lotação excedente.
Caso seja fiscalizado, o profissional será autuado e os passageiros excedentes deverão ser transportados para um veículo compatível com o número de pessoas para lotação.
Tudo por questão de segurança
O sargento pontua que já atendeu ocorrências onde crianças estavam no caminhão e em uma colisão foram projetadas para frente se ferindo gravemente no acidente.
Podemos entender que não é fácil ficar longe da família, mas é necessário preservar antes de qualquer coisa a integridade física de quem mais amamos.
Quando o caminhoneiro fica muito tempo longe de casa, principalmente os autônomos, é necessário preparar um planejamento para que durante a viagem passe pelo menos algumas horas ou um dia em sua residência para matar a saudade sem prejudicar a vida dos familiares.