Ficou mais caro: Governo Lula volta a taxar importações de pneus

Pneu de caminhão
Técnico reparando pneu de caminhão. Foto: reprodução

O Governo Lula acabou de tomar a decisão de publicar uma tarifa de 16% para a importação de pneus de carga. Essa informação foi divulgada oficialmente no Diário Oficial da União. 

A decisão foi tomada na última semana pelo Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex), em sua primeira reunião com o novo governo. De acordo com o órgão, a decisão revoga a resolução Gecex nº 148, de 20 de janeiro de 2021, norma que havia zerado a tarifa para a importação de cinco modelos de pneus de carga.

Incentivo a produção nacional

Essa importante mudança de política revogou a liberdade de comércio que tinha sido aprovada anteriormente, e que era um dos principais pontos positivos na economia. Essa decisão foi tomada para estimular a fabricação nacional de produtos, uma vez que é mais rentável para o país.

 Essa nova tarifa vai incentivar o desenvolvimento de empresas de pneus no Brasil, que poderão competir no mercado internacional. Através desta medida, o Governo Lula busca aumentar a produção nacional, gerando mais empregos e aumentando a economia nacional.