Conheça os caminhões que utilizam motor 2 tempos

Caminhão com motor dois tempos. Foto: reprodução

Nos anos 70, a Ford e a Chevrolet iniciaram um grande projeto com o objetivo de desenvolver caminhões com motor de dois tempos. Foi então que a Ford lançou o F-7000, que foi equipado com o novo dois tempos de 4 cilindros da Detroit. 

No ano seguinte, ela ainda lançou mais três modelos, os semipesados (F-8000 e FT-8000) e o primeiro pesado da marca, o cavalo-mecânico F-8500, todos os três com motor Detroit de seis cilindros em V e 202 cv. A Chevrolet por sua vez, utilizando os modelos D-60 e D-70, que eram oferecidos com motor 6 cilindros Perkins de 5,8 litros e 140cv, também equipou-os com o novo Detroit Diesel 4 cilindros de 3.5 litros e 145CV.

Mesmo com todos esses avanços, ainda existiam limitações com o motor de dois tempos, como o consumo de combustível, a eficiência energética, a emissão de gases poluentes e o custo de manutenção. Com a melhoria contínua na tecnologia de motores, o motor em dois tempos acabou sendo extinto.

YouTube video
Video: Volantão

Hoje já é possível obter caminhões mais eficientes e de melhor qualidade! Com isso, os caminhões com motor de dois tempos se tornaram um investimento problemático para muitos proprietários de frotas. Para outras notícias, acompanhe nosso site, Brasil do Trecho!