O Volvo FH12 e o Mercedes 1935 são caminhões de marcas diferentes, cada um com suas próprias características e pontos fortes. Isso não significa que um é melhor que o outro, mas que cada modelo tem suas peculiaridades.
De um lado, temos o Mercedes 1935, tido como o primeiro caminhão pesado de sucesso de montadora no Brasil. Do outro lado, temos o Volvo FH12, sendo o primeiro caminhão a popularizar os modelos de cabine avançada no Brasil. Vamos ao comparativo!
O FH12 foi equipado com um motor de 12 litros, 6 cilindros em linha, que lhe rendia 380cv a 1.800 rpm e torque de 173,40 kgfm a 1.300 rpm. Sua caixa de marcha é a SR 1700 de 6 marchas mais as reduzidas, com um total de 12 marchas.
Já o 1935 possuía um motor de 354cv e torque de 137 kgfm. A caixa de transmissão era uma ZF de 8 marchas + as reduzidas.
Assim, apesar de ambos os caminhões possuírem motores confiáveis e adequados para o transporte de carga médias a pesadas, o Volvo FH12 se sai melhor nesse quesito.
Tanto o FH12 quanto o 1935 são conhecidos por sua durabilidade e confiabilidade. Ambas as marcas têm uma reputação estabelecida na fabricação de caminhões robustos e de longa duração. No entanto, o Mercedes tem a fama de estragar menos e ter uma manutenção mais simples. Então, o 1935 pontua nesse quesito.
Enquanto o Mercedes oferecia o sistema de gerenciamento do motor e diagnóstico de falhas, que auxiliavam no controle e desempenho do motor, O Volvo ofertava recursos como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência e sistema de gerenciamento de frota. Assim, o Volvo leva mais um ponto no quesito tecnologia.
Ambos tinham cabines confortáveis, contudo, o Volvo tem uma cabine mais espaçosa de 1,95 cm, proporcionando mais espaço e conforto para o motorista. O FH12 leva vantagem aqui também.
O Volvo FH12 é conhecido por sua eficiência em termos de consumo de combustível. Ele incorpora tecnologias como o I-Shift, um sistema de transmissão que otimiza as mudanças de marcha para melhorar a economia de diesel. O Mercedes 1935 também é projetado para oferecer boa eficiência de combustível. A montadora alemã utiliza tecnologias de ponta para melhorar o desempenho do motor e reduzir o consumo de diesel, contribuindo para a economia operacional.
Mas acreditamos que o FH12 se sai melhor nesse quesito devido ao seu sistema de transmissão I-Shift.
Dito isso, qual dos modelos você compraria? Deixe um comentário abaixo!
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário