De mecânico a empresário, conheça a história do fundador da DAF

Hub Van Doorne
Hub Van Doorne, criador da montadora Daf. Foto: reprodução

Um jovem garoto que precisou trabalhar bem cedo após seu pai falecer, se destacando no setor dos transportes consertando veículos. Hoje, vamos falar sobre a história de Hub Van Doorne, um jovem garoto que precisou trabalhar bem cedo após seu pai falecer e se destacou no setor dos transportes, consertando veículos. Ali nascia um dos maiores empresários do planeta.

Hub era filho de um ferreiro, e tudo indicaria que ele iria seguir os passos do pai, principalmente após a morte dele. No entanto, o jovem garoto encontrou em seu primeiro emprego a paixão pelos automóveis, tornando-se um excelente mecânico.

YouTube video

Sua história começou a se desenrolar por volta de 1914, durante a Primeira Guerra Mundial e o seu primeiro trabalho. A partir daí, tudo deslanchou, mas o seu primeiro negócio não seria no segmento de transportes, e ele ainda tentaria continuar no ramo onde seu pai trabalhava, mas infelizmente fracassou.

Ele voltou a ser assalariado, mas tudo mudaria com uma oportunidade que bateria à sua porta. Para conseguir consertar o carro do seu chefe, Hub viu que tinha talento e decidiu, juntamente com seu irmão, abrir uma oficina. Um tempo depois, decidiu mudar o perfil da empresa e passaram a produzir semirreboques e trailers, nascendo aí a Doorne’s Aanhangwagen Fabriek, a poderosa DAF.

A partir daí, a empresa foi crescendo e já comportava mais de 100 funcionários no final da década de 30, atuando diretamente no ramo de construção de carretas e produtos similares. Sempre inovando e buscando o melhor das épocas, a empresa foi se estabelecendo no mercado e fazendo seu nome, tornando-se a poderosa montadora que vemos hoje.

Em 1965, seu fundador deixou a empresa, fazendo com que a DAF passasse para as mãos da Paccar, que detém os direitos da marca até os dias atuais. Por motivos não explicados, Van Doorne deixou a empresa e acabou falecendo em 23 de maio de 1979, aos 79 anos. Seu legado perpetua até os dias de hoje, com a DAF em pleno funcionamento e sucesso.