Os caminhoneiros, que costumavam dominar apenas o volante da cabine, agora precisarão aprimorar seus conhecimentos em tecnologia autônoma.
Um dos assuntos mais debatidos recentemente entre os caminhoneiros é a possível extinção da profissão em favor dos veículos autônomos.
Diante desse cenário, o canal do YouTube Revista Carga Pesada decidiu publicar um vídeo com uma reflexão sobre o desaparecimento da profissão de caminhoneiro.
A convidada da gravação, Suzana Socin, CEO da i9EXP, acredita que a profissão de caminhoneiro não será eliminada, mas poderá migrar para o controle dos sistemas que integram os caminhões atuais.
O que Suzana observa são motoristas que não se interessaram ou não se adaptaram aos novos sistemas dos caminhões e que, possivelmente, no futuro, não terão a capacidade de operar um veículo autônomo.
A ideia de ter um caminhão que não seja conduzido manualmente por um caminhoneiro é real e acontecerá, no entanto, sempre exigirá a presença de alguém responsável por acionar os comandos do veículo, e o caminhoneiro certamente será a pessoa mais indicada para essa função.
A hora de se capacitar nos sistemas tecnológicos das empresas e aprofundar os conhecimentos em tecnologia é agora; com certeza, isso será um diferencial para os profissionais em um futuro próximo.
Mudança geral
Assim como ocorreu em outras profissões que se adaptaram com o surgimento da tecnologia, a profissão de caminhoneiro também está passando por transformações.
Podemos citar o exemplo dos digitadores. Antes, eles precisavam usar uma máquina de datilografia, e agora precisam saber como operar um teclado de computador ou notebook, além de dominar todos os seus sistemas.
Os caminhoneiros, que antes dominavam apenas o volante da cabine, agora precisarão aprofundar seus conhecimentos em tecnologia autônoma.