Pular para o conteudo
Ônibus

Novo Marcopolo Torino surpreende na Lat.Bus 2026 e mostra mudanças por dentro e por fora

2 minutos de leitura
Novo Marcopolo Torino surpreende na Lat.Bus 2026 e mostra mudanças por dentro e por fora
Publicidade

A Marcopolo levou para a Lat.Bus 2026 uma das novidades que mais despertaram a curiosidade de quem acompanha ônibus urbanos no Brasil. A fabricante apresentou a nova geração do Torino, modelo conhecido há anos nas linhas municipais de várias cidades brasileiras.

Mesmo com vários ônibus rodoviários da linha G8 expostos no estande da empresa, foi o Torino que acabou reunindo bastante gente ao redor. A mudança mais fácil de perceber está na dianteira. O ônibus ganhou novo desenho e um conjunto de iluminação em LED, além da possibilidade de receber faróis auxiliares também em LED.

A grade frontal ficou maior e agora permite acesso mais amplo à região dianteira do veículo. É uma diferença prática em comparação com a geração anterior, que tinha espaço mais apertado nessa área. A proposta é facilitar serviços de manutenção e a substituição de componentes.

Outro detalhe está no material usado em partes da frente. O acabamento lembra peças plásticas moldadas, deixando de lado algumas soluções em fibra utilizadas anteriormente. Segundo as informações apresentadas durante a feira, isso também deve ajudar na manutenção do ônibus durante a operação.

Nas laterais, a carroceria ganhou linhas diferentes próximas aos vidros. O modelo mostrado na feira estava equipado com vidros colados e ar-condicionado. A traseira também mudou e recebeu novo conjunto de lanternas.

Por dentro, a Marcopolo colocou novas poltronas, que podem receber encosto de cabeça. As tomadas USB aparecem embutidas na estrutura dos bancos, enquanto os balaústres continuam metálicos. A iluminação interna utiliza LED.

O posto do motorista também passou por mudanças. O painel tem desenho mais simples, com display e comandos físicos, enquanto o capô interno recebeu o emblema da Marcopolo. Há ainda porta-copos e pequenos espaços para objetos próximos aos comandos das portas.

Duas configurações estavam expostas. Uma delas utilizava o chassi Mercedes-Benz OF 1726 e piso antiderrapante. A outra estava montada sobre o Volkswagen Volksbus 17.230 Euro 6 e tinha piso com acabamento amadeirado.

Apesar das diferenças de piso, cores das poltronas e chassis, as duas unidades mantêm praticamente o mesmo desenho de carroceria. O novo Torino apresentado como linha 2026/2027 mantém a proposta de ônibus urbano da Marcopolo, mas chega com alterações visuais e soluções voltadas principalmente para manutenção, motorista e passageiros.

Publicidade
Conversa

Comentários

0

Deixe seu comentário

Compartilhe sua opinião e participe da conversa.

Seja respeitoso e direto.0/3000

Ainda não há comentários. Seja a primeira pessoa a participar da conversa.
Sobre o autor

Um amante de veículos pesados devido grande influência do pai. Aos 7 anos de idade o seu maior sonho era ser motorista de transporte coletivo, no entanto, no ano de 2014 ingressou em uma empresa de transporte coletivo, como jovem aprendiz onde juntamente com seu amigo de trabalho fundou o Brasil do Trecho.