Vejam cinco caminhões mais econômicos do Brasil

Desta forma, dentre várias marcas existentes no mercado brasileiro, apresentamos cinco modelos que mais se destacaram.

Foto: Reprodução da internet

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Abastecer em postos duvidosos para economizar, não é a melhor alternativa e as consequências podem ser drásticas

A ideia de abastecer em postos duvidosos para economizar combustível, não é a melhor alternativa e as consequências podem ser drásticas, levando a sérios problemas no motor, dentre outros equipamentos, tanto para caminhoneiros autônomos como para frotistas.

O correto é escolher caminhões que são comprovadamente econômicos e que possuem alta tecnologia empregada. Desta forma, dentre várias marcas existentes no mercado brasileiro, apresentamos cinco modelos que mais se destacaram.

Foto: Scania

Scania R500 – A montadora sueca trouxe esse modelo de caminhão que possui um motor com capacidade de 13 litros e consome em torno de 20 litros de diesel a cada 100 km percorridos e em uma velocidade média de 80 km/h. Transportando uma carga de 40 toneladas ele fez 4 km/l. Com base nesses números, o caminhão teria uma economia em média de 600 litros por ano.

Foto: Daf Caminhões

DAF XF105 – Já a montadora holandesa, começou a produzir esse caminhão em 2013 e foi também a primeira produção nacional da marca. É um caminhão para transporte pesado, podendo carregar até 74 toneladas em uma única viagem. A promessa da marca é ter uma economia de até 14% em relação aos seus concorrentes. Tem um motor Paccar MX13 com turbo compressor, controle de cruzeiro e assistente de performance do condutor. 

Esses fatores influenciam na redução do consumo de combustível, atraindo gestores de frotas para propor sua compra. Esse caminhão possui eficiência e desempenho acima da média.

Foto: Divulgação Grupo Volvo

Volvo FH 540 – Há mais de cinquenta anos aperfeiçoando seus modelos de pesados, além da segurança a marca traz também sistema de controle de direção econômica, aceleração inteligente, frenagem e interações eletrônicas de estabilidade. Possui um motor D13 de 13 litros. Pode carregar até 74 toneladas, dependendo da configuração. A montadora propõe redução de 10% no consumo em relação aos seus concorrentes.

Foto: Divulgação

VW Delivery 11.180 – Possui um motor Cummins SF de 3,8 litro, próprio para rodar em curtas e médias distâncias. Vem com tecnologia SCR e sistema de freio pneumático, fazendo em média carregado 5,8 km/l, com autonomia de 440 km e capacidade de carga de até 7.450 kg. 

Foto: Divulgação

Modelo elétrico delivery da Volkswagen – possui um motor que produz 408 cv e um sistema que permite torque imediato de 219 kgfm, além de um sistema de recuperação de energia cinética de até 40% que é dissipada na frenagem. Devido à redução do consumo de combustível e baixo custo de manutenção, o caminhão se paga em cinco anos.

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Canal Rota de Caminhões – Jackson Araujo

Redação – Brasil do Trecho