Agora é lei empresas de São Paulo não podem comprar ônibus movido a diesel

O Prefeito, Ricardo Nunes, disse que a mudança visa cumprir a lei de mudanças climáticas. A meta da prefeitura é colocar 2.600,00 ônibus elétricos.

Agora é lei empresas de São Paulo não podem comprar ônibus movido a diesel
Foto: Reprodução / Internet

Empresas de ônibus, de São Paulo, não poderão comprar novos veículos a diesel

Está valendo desde segunda-feira (17), a circular com a nova regra para as empresas que operam no transporte público de São Paulo.  A SPTrans (secretária do transporte municipal de São Paulo), determinou que as empresas não comprem mais veículos a diesel para compor as frotas.

Os ônibus a diesel que já estão em operação vão permanecer até o fim da vida útil. A medida ainda não vale para os micro-ônibus e midis – conhecidos como micrões- pois não há versões elétricas disponíveis para esses modelos.

Entenda a proposta

O Prefeito, Ricardo Nunes, disse que a mudança visa cumprir a lei de mudanças climáticas. A meta da prefeitura é colocar 2.600,00 ônibus elétricos para circularem pela Capital até 2024. Hoje, circulam apenas 19 veículos movidos a bateria e 201 trólebus (ônibus elétrico alimentado por uma centenária frota de dois cabos ligados à energia elétrica da rua).

O Que Diz às Empresas

As empresas se mostraram insatisfeitas com a decisão do governo. Elas alegam não haver infraestrutura nas garagens e o custo para aquisição dos modelos elétricos vai custar o triplo em comparação aos modelos a diesel.

Segundo a prefeitura, apesar de os contratos assinados com as empresas, não determinarem o tipo de tecnologia que os coletivos devem ter, ele diz que as empresas devem prover uma frota menos poluente.

YouTube video
Vídeo: CNN Brasil

Redação – Brasil do Trecho