Trecho de pista de Minas Gerais está prestes a desabar na BR-381

Um importante trecho de rodovia mineira localizado entre os municípios de Nova Era e Antônio Dias, está a ponto de desabar e provocar um grande acidente no local.

Estrada BR-381
Estrada da BR-381 depois das fortes chuvas. Foto: Redes Sociais/PRF

O local está com deslizamento de terras, porém os veículos trafegavam normalmente

Um importante trecho de rodovia mineira localizado entre os municípios de Nova Era e Antônio Dias, está a ponto de desabar e provocar um grande acidente no local. Após as fortes chuvas que castigaram Minas Gerais, parte da BR-381 ameaça desabar após deslizamento de terras.

O asfalto está cedendo aos poucos com uma erosão que está ocorrendo na lateral da pista. A cada veículo que passava no local o deslizamento aumentava um pouco mais, chegando por baixo da camada de asfalto.

Moradores e usuários da pista gravaram diversos vídeos registrando a péssima situação da via e como a imensa cratera aumentava cada vez que um automóvel passava pelo local que deveria estar interditado.

As manilhas que passam embaixo do asfalto já estão expostas derramando todo líquido que está sendo escoado para o rio próximo ao lugar.

A erosão que se formou fica próxima a dois túneis que foram recém inaugurados, mas que ainda não estão em atividade de funcionamento por apresentar problemas na iluminação e falta de sinalização adequada.

YouTube video

Devido a urgência e iminência de um desabamento o trânsito acabou sendo desviado para dentro dos túneis provocando certa insegurança dos usuários já que os 430 metros de extensão dos túneis contam com estrutura física, mas precariedade em iluminação noturna e sinalização.

Um fato curioso sobre o túnel é que ele foi inaugurado em outubro e dois dias depois interditado novamente, não sendo utilizado para o tráfego.

Para amenizar o impacto no trânsito que um local rotineiramente usado por atividades industriais e de mineração que ocorrem na região, usar o túnel foi a solução mais viável por se tratar de uma emergência.

Providências 

Segundo o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), a pista recebeu a sinalização correta e os serviços de recuperação do local se iniciaram ontem, terça-feira(20).

Entre os procedimentos de emergência estão a implantação de um bueiro para que ocorra uma drenagem cessando a evolução da erosão juntamente com uma proteção na encosta para que o trecho da BR-381 não cause insegurança nos usuários.

Redação – Brasil do Trecho