Veja o top 5 dos caminhões elétricos a nível mundial

Novas tecnologias chegam aos caminhões entre elas a elétrica, evitando o consumo de combustível

caminhão elétrico
Sistema de caminhão Eletrico. Foto: Quatro Rodas

Novas tecnologias chegam aos caminhões entre elas a elétrica, evitando o consumo de combustível

A nova geração de caminhões com certeza consiste em veículos movidos a eletricidade e é sobre isso que vamos falar hoje. O futuro das estradas consiste em veículos que não emitem gases tóxicos e prejudiciais na atmosfera e que garantem também uma boa robustez, dirigibilidade e potência aos caminhões.

Os veículos com esse tipo de tecnologia não podem deixar cair as suas características originais como capacidade de carregamento, potência nas estradas e as grandes dimensões para levarem muitas mercadorias, mas com os veículos elétricos também devem estar associados a uma não necessidade de abastecimento por combustível.

Vamos mostrar para você cinco caminhões elétricos que mais se destacam no mercado mundial. Veja abaixo:

▪︎DAF CF Electric

O veículo lançado em 2019 faz parte do segmento dos meios pesados, sendo feito para atuar as zonas urbanas na operação de distribuição de cargas.

O veículo possui motor elétrico de 280 cavalos tendo uma bateria de 1.170kW horas, resultando apenas em 100 quilômetros de autonomia, mas há uma grande vantagem, podendo carregar 100% em apenas 35 minutos, bem mais rápido do que em um celular moderno por exemplo.

▪︎Volvo Vera 

Esse veículo engloba todas as tecnologias mais modernas que já estão sendo implementadas em caminhões, a eletricidade e a automatização. Ele não precisa da presença de um motorista em sua cabine.

O Volvo além de ter um visual diferenciado é monitorado por um operador e uma torre de controle. O veículo está sendo utilizado em um porto da Suécia e promete transportar reboques de até 32 toneladas a uma velocidade de 40 km/h. Ainda não existe uma data para seu lançamento no mercado.

▪︎Nicola TRE

O veículo faz parte da classe dos pesados possuindo um visual mais convencional construído sobre plataforma do Iveco Sway podemos atingir velocidade média de 70 km/h e trafegar por até 4 horas de uso contínuo. Entregando 1.290 cavalos e 459 de torque e 652 cavalos de potência contínua.

A sua carga necessita de carregadores de 350 KW carregando em 90 minutos 80% da carga total.

▪︎Tesla semi autônomo

O caminhão anunciado em 2017, teve início em sua comercialização no finalzinho do ano passado, mas ainda não chegou ao Brasil. A empresa de Elon Musk é pioneira no mercado de veículos elétricos e não iria deixar o setor de caminhões por baixo.

O veículo que possui 0% de emissão de poluentes na atmosfera tem uma aceleração de 0 a 100 km em 20 segundos quando carregado com 37 toneladas. Por ser um caminhão novo no mercado foram fabricadas em oficial apenas 15 unidades.

▪︎Volvo FH elétrico

O caminhão feito para o transporte urbano e regional possui a opção de duas a seis baterias com capacidades entre 180 e 540 kW podendo chegar a 300 km com maior pacote de baterias entregando 660 cavalos de potência.

Redação – Brasil do Trecho