O empresário dedicou sua vida ao ramo dos transportes de cargas e fez inúmeras criações que evoluiu o setor caminhoneiro no Brasil
A carreta nove eixos é bastante aclamada pelos caminhoneiros nas estradas e hoje é sinônimo de produção e eficiência por poder levar grande quantidade de mercadoria de uma vez só.
Para quem não sabe, o seu criador é o senhor Ladair Michelon, que faz questão de contar toda a sua trajetória de vida, que inclui a criação de nove eixos, a compra do primeiro Scania fabricado no Brasil e a seu mando feito o primeiro caminhão trucado no país.
Ladair marcou sua história do transporte do Brasil inclusive o registro da sua vida que se resume em caminhões foi feito através do seu livro lançado com a nomenclatura Ladair Michelon – A história do homem que comprou o primeiro Scania do Brasil.
Ele é um dos maiores empresários do setor de transporte de cargas do país, hoje com 83 anos, começou a carreira como caminhoneiro lá atrás é faz questão de não ficar estagnado na profissão, vive sempre em busca de novidades para evoluir no mundo caminhoneiro.
Michelon teve que se adequar ao longo dos anos já que a empresa criada em 1965 precisaria crescer e estava conseguindo espaço para isso, porém a concorrência também aumentava bastante é um diferencial faria com que várias criações fossem feitas inclusive a carreta 9 eixos, a tecnologia.
A criação da carreta 09 eixos
Com a criação do bitrem a intenção do empresário era de contribuir para o setor de transporte conseguindo autorização para a realização dos testes, porém o primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, como presidente, barrou a continuação dos testes com a justificativa de que esse novo implemento poderia atrapalhar em relação a competitividade principalmente com os trabalhadores autônomos.
Ladair teve a difícil missão de provar que isso não era verídico e que a carreta poderia sim ajudar todos dentro do setor de transporte de cargas.
Algumas modificações tiveram que ser feitas como a distância entre os eixos para não prejudicar a vida útil do asfalto já que o peso da carreta era muito grande. Essa criação chamou atenção da Volvo que seria a responsável por fabricar o caminhão que tracionaria essa carreta, daí por diante as coisas se alinharam e o 9 eixos pode começar a trafegar em rodovias do Brasil.
O canal do YouTube programa pé na estrada fez questão de entrevistar esse grande empresário do setor de transportes e contou em alguns minutos um pouco da sua história.
Redação – Brasil do Trecho