Veja o ranking das marcas que mais se destacam nesse setor
Uma parte importante de qualquer veículo é o pneu e do caminhão não seria diferente. Hoje vamos te ajudar a escolher o melhor pneu para o caminhão da frota que você é responsável ou do veículo da sua garagem.
É de suma importância saber o pneu correto para as configurações do caminhão já que esse componente é essencial para a segurança do veículo e quando mal escolhido traz graves consequências ao automóvel.
Existem vários critérios para a escolha dos pneus, já que eles são muitos em um caminhão e precisarão aguentar longos trajetos. Um dos principais fatores é saber o tipo de trajeto que o veículo irá fazer, urbano ou de longa distância.
Para ajudar devemos medir a severidade do caminhão.
•Severidade alta: Desgaste maior, trajeto urbano;
•Severidade média: Trajeto regional;
•Severidade baixa: Trajeto asfaltado e velocidade constante.
Para as estradas brasileiras o que mais se qualifica é de severidade média, que é o tipo de pneu recomendado por se adaptar bem a todos os caminhos.
O pneu misto também pode se encaixar nesse grupo das estradas brasileiras principalmente para aqueles veículos que precisam enfrentar estradas asfaltadas e de terra em um mesmo percurso, principalmente onde a falta de asfalto é afeta a infraestrutura do local.
Pesquisa sobre os melhores pneus
Uma pesquisa foi feita para analisar o melhor pneu para determinados tipos de estradas. O levantamento mede a satisfação do consumidor incluindo diversos quesitos a respeito do componente como tração, agilidade e rodagem além da performance em curvas, frenagens e mudanças climáticas.
Contando também com desgaste e a aparência, um ranking foi montado entre as melhores marcas de pneus, confira o pódio abaixo:
1. Michelin
A qualidade do seu produto traz uma grande economia de combustível aos caminhões mostrando notoriedade da marca;
2. GoodYear
Fundada em 1898, os pneus da marca permitem altas velocidades, portanto maiores temperaturas e ideal para caminhões que transportam carga pesada;
3. Hankook
Não muito conhecida em solo brasileiro, mas com uma grande avaliação em relação às marcas tradicionais nos requisitos de qualidade e duração;
4. Bridgestone
Considerada a maior fabricante de pneus atualmente, nasceu em Tóquio, no ano de 1931, com uma pegada atual mais sustentável;
5. Continental
A marca alemã fabrica pneus a mais de 140 anos e foi responsável pelo pioneirismo da banda de rodagem.