Fábrica da empresa Michelin. Foto: reprodução
A multinacional Michelin anunciou que encerrará, até o fim de 2025, as atividades de sua fábrica localizada em Guarulhos (SP). A unidade é responsável pela produção de câmaras de ar para motocicletas e bicicletas, pneus industriais e componentes semiacabados. Com o fechamento, cerca de 350 funcionários serão desligados.
Segundo a empresa, a decisão foi motivada por questões econômicas e estruturais, em especial a concorrência com produtos importados da Ásia, que chegam ao Brasil com preços abaixo do custo de produção nacional. Esse cenário teria tornado inviável a manutenção da operação na cidade paulista.
A Michelin informou que irá oferecer aos trabalhadores um pacote de desligamento acima do exigido pela legislação, com apoio financeiro e orientação profissional. Os termos estão sendo discutidos com o sindicato da categoria.
Apesar do encerramento da planta em Guarulhos, a empresa reafirmou sua permanência no Brasil, mantendo suas outras sete fábricas no país e cerca de 8 mil empregos diretos. A Michelin segue com operações em estados como Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
O fechamento da fábrica ocorre em meio a um cenário de retração do setor. Em 2024, o mercado brasileiro de pneus registrou uma queda de 2,7%, com 50,6 milhões de unidades comercializadas — o menor volume em mais de uma década.
Esta postagem foi publicada em 4 de julho de 2025 07:40
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário