A ponte foi construída em 1985 e por ela trafegam milhares de veículos nos dois sentidos da BR — 101.
A BR — 101 é a segunda maior do Brasil, com 4.482 quilômetros de extensão. Ela começa no Rio Grande do Norte e termina no Rio Grande do Sul, passando por várias cidades do nordeste e até mesmo pela curva mortal no Sul da Bahia.
Milhares de caminhões trafegam com diversos tipos de carga por essa rodovia, que dispõe de trechos com boa pavimentação e paisagens exuberantes. Um desses trechos é o da represa na Pedra do Cavalo/BA.
A ponte foi criada em 1985 e tem 41,0 metros de altura e 1.560 de comprimento, por onde trafegam veículos de passeio, ônibus de viagem, motocicletas e caminhões tanto no sentido norte quanto no sentido sul da BR — 101.
Faixa adicional e boa pavimentação asfáltica
Pelo menos nesse trecho os motoristas podem contar com uma boa pavimentação asfáltica e a faixa adicional, que permitem a fluidez do fluxo de veículos.
Cercada por vegetação e pela represa do rio Paraguassú, que abastece vários municípios baianos, o percurso pode se tornar uma armadilha para os motoristas que se distraem com a paisagem.
Para o passageiro o perímetro da Represa do Cavalo reserva um cenário belíssimo, para os motoristas, alguns quilômetros de conforto provenientes da pista de boa qualidade.
Redação – Brasil do Trecho