O profissional precisou trocar o racor e o filtro antes do tempo programado para trocar o óleo do motor.
O mecânico Randor Tavares realizava uma manutenção em um caminhão, quando decidiu expor para os inscritos em seu canal do YouTube a péssima qualidade do diesel brasileiro.
Para tanto, ele exibe um filtro de óleo e o rancor, que precisavam ser trocados, antes do tempo determinado para a troca do óleo do motor devido à má qualidade do diesel. O filtro estava completamente sujo e por conta disso, a peça precisou ser trocada antecipadamente. Entenda por que o B12 pode gerar prejuízos para os motores e riscos de acidentes.
As discussões em torno do B12 no diesel
Desde que foi aprovado o acréscimo de 12% de biodiesel no diesel brasileiro, as discussões em torno das implicações que o aumento do percentual da mistura pode trazer para os motores têm sido enormes.
As fabricantes de veículos a diesel são obrigadas a projetar seus motores para suportar a mistura de biodiesel, conforme as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
Porém, os motores fabricados antes de 2012 podem não ser compatíveis com a mistura de biodiesel, e nesses casos pode ser necessário fazer adaptações ou utilizar um diesel com menor teor de biocombustível. Por isso, é recomendado consultar o manual do proprietário do caminhão ou do fabricante do motor para saber qual é a mistura recomendada para cada modelo.
Redação – Brasil do Trecho