Caminhoneiro

Caminhoneiro é preso por usar placa adulterada para burlar pedágio na SP-340

Um caminhoneiro foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (6) por utilizar placa adulterada em seu veículo com o objetivo de evitar o pagamento de pedágios. A ocorrência foi registrada na rodovia SP-340, entre os municípios de Casa Branca e Mococa, no interior de São Paulo.

De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, a irregularidade foi descoberta durante uma fiscalização de rotina. O veículo, um caminhão Scania, apresentava na parte dianteira uma placa que não correspondia ao seu registro oficial, mas sim à de outro caminhão com as mesmas características visuais.

Ao ser questionado, o motorista confessou a adulteração e alegou que utilizava a placa falsa para evitar os custos de pedágio ao longo do trajeto.

Diante da constatação do crime, os policiais deram voz de prisão ao condutor com base no artigo 311 do Código Penal, que trata da adulteração ou remarcação de sinais identificadores de veículo automotor.

O caminhoneiro foi encaminhado à cadeia pública de Casa Branca, onde permanece à disposição da Justiça.

Crime e penalidades

O artigo 311 do Código Penal prevê pena de reclusão de três a seis anos, além de multa, para quem adulterar, remarcar ou suprimir número de chassi, placa ou outro sinal identificador de veículo.

Além da responsabilização criminal, o condutor poderá enfrentar sanções administrativas, como suspensão da CNH, apreensão do veículo e multa gravíssima.

Esta postagem foi publicada em 6 de junho de 2025 09:06

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto

🚛 Entre nos nossos grupos no WhatsApp!

🔔 Vagas e Notícias

💰 Promoções