Caminhoneiros realizando greve com caminhão tanque Foto: Alisson J. Silva/Arquivo Diário do Comércio
Uma paralisação de caminhoneiros que transportam combustíveis teve início na madrugada desta segunda-feira (10) em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Os motoristas prestam serviço para empresas como Vibra Energia e BR Distribuidora e afirmam que só retomam as atividades após negociação com as companhias contratantes.
Caminhões parados na entrada da refinaria
Imagens mostram dezenas de caminhões-tanque estacionados no Distrito Industrial Paulo Camilo Sul, nas proximidades da Refinaria Gabriel Passos (Regap). O movimento está sendo coordenado pelo Sindicato dos Transportadores de Combustíveis e Derivados de Petróleo de Minas Gerais (Sindtanque-MG).
Reivindicações: piso de frete e vale-pedágio
De acordo com o presidente do sindicato, Irani Gomes, as principais reivindicações são:
Segundo Gomes, atualmente as transportadoras pagam fretes até 15% abaixo do mínimo legal, o que configura ilegalidade. Além disso, os motoristas são obrigados a arcar com o valor do pedágio e só recebem metade do reembolso posteriormente, o que também vai contra a legislação.
Greve por tempo indeterminado
“O caminhoneiro está pagando para trabalhar. Enquanto não houver diálogo e respeito à lei, os veículos continuarão parados”, declarou Irani.
O movimento chama atenção para o risco de desabastecimento de combustíveis, caso a greve se prolongue por vários dias. Até o momento, as empresas envolvidas não se manifestaram publicamente sobre o protesto.
Esta postagem foi publicada em 10 de junho de 2025 10:17
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário