Já começou a produção em série no Brasil dos novos caminhões Volvo FH, FM e FMX

Foto: Volvo

Volvo anuncia a produção em série dos novos caminhões FH, FM e FMX no Brasil

A produção dos novos caminhões Volvo, começou nesse segunda (25) na fábrica em Curitiba (PR)

 Trata-se da nova linha de pesados FH, FM e FMX. Com a introdução dos novos caminhões a variabilidade da linha aumentou. Existem mais de duas mil possibilidades de configurações distintas. A inteligência aplicada na produção permite a sincronia de todos os processos.

Fábrica brasileira da Volvo é referência mundial

A fábrica em Curitiba da Volvo é considerada referência mundial em eficiência e qualidade. A unidade aprimorou ainda mais seus conceitos e processos de Indústria 4.0, com robótica avançada, digitalização dos processos produtivos, uso de tecnologias de dados e simulação de realidade virtual para desenvolvimento dos processos e dos colaboradores.

O complexo da Volvo em Curitiba, reúne três fábricas: fábrica de motores e transmissões; fábrica de cabines e a fábrica da linha de montagem dos veículos. Todas trabalham de forma sincronizada. Ao ingressar um novo pedido de produção, cada chassi é identificado por sistemas que monitoram o trabalho dos diversos pontos de manufatura da fábrica.

Cyro Martins, vice-presidente de manufatura da Volvo comenta que estão muito contentes com o resultado da fábrica, que reúne vários processos em uma só unidade, trazendo ganhos em produtividade e qualidade.



A fábrica brasileira da Volvo já há bastante tempo conta com processos automatizados e de elevada qualidade de produção em que a destaca dentro do próprio grupo. 

Pequenos veículos autoguiados que trafegam pela fábrica, drones responsáveis pelo inventário de peças no estoque, estações de produção digitalizadas, alta conectividade, robôs colaborativos, solda ultrassônica, treinamento em realidade virtual, dentre outros processos inteligentes e automatizados, há muito fazem parte da rotina fabril.

Redação – Brasil do Trecho