Semireboque com sistema de tração elétrica é apresentado pela Randon na Fenatran

Foto: Randon Implementos / Divulgação

Esse inovador sistema reduz o esforço do cavalo mecânico, podendo gerar uma economia de até 25% no consumo de combustível.

É a carreta que passa a ajudar o caminhão

A Fenatran, ou Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, é uma feira de exposições que ocorre em todos os anos ímpares no Parque Anhembi, na cidade de São Paulo.

O primeiro semirreboque com tração elétrica (batizado como Hybrid R) está sendo apresentado pela Randon na Fanatran em que o sistema foi desenvolvido em parceria com a Suspensys e com o Centro Tecnológico Randon.

O sistema pode ser instalado em qualquer implemento da marca, porém ainda é um conceito. Ele utiliza a energia recuperada em descidas e frenagens para depois ser utilizada em trechos de subidas.

Esse inovador sistema reduz o esforço do cavalo mecânico, podendo gerar uma economia de até 25% no consumo de combustível, dependendo da carga.

Essa tecnologia é totalmente disruptiva (inverte a lógica) porque é a carreta que passa a ajudar o caminhão com ganhos operacionais efetivos ao cliente e a natureza, comenta Daniel Random, CEO das Empresas Randon.

A tecnologia utiliza armazenamento e regeneração de energia elétrica. Ela foi inspirada no sistema Kers, presente nos veículos de Fórmula 1.

A previsão da Randon é colocar o sistema a venda no mercado nacional e internacional, mas ainda sem data para ser comercializado.

Redação – Brasil do Trecho